A Suécia iniciou hoje uma campanha de vacinação em massa contra a gripe H1N1 que abrangerá toda a população, anunciaram responsáveis pela área da Saúde no governo sueco.
Funcionários do hospital universitário de Malmo (sul) foram os primeiros a ser vacinados, indicaram responsáveis do hospital.
Outras clínicas e hospitais suecos vão começar a vacinar durante esta semana e a prioridade será dada ao pessoal das estruturas de saúde e às mulheres grávidas, segundo as autoridades de saúde.
O governo sueco destinou uma verba de mil milhões de coroas (97 milhões de euros) para financiar a vacinação gratuita de toda a população contra a gripe H1N1.
Sondagens recentes mostraram que entre 50 a 70 por cento dos suecos prevêem vacinar-se, mas as autoridades da saúde apontam para os 80 por cento para evitar uma segunda vaga de propagação da doença na Suécia, onde morreram duas pessoas em consequência de gripe H1N1.
A Suécia, que tem cerca de 9,3 milhões de habitantes, comprou 18 milhões de doses da vacina produzida pelo grupo farmacêutico britânico GlaxoSmithKline.
Lusa