nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher
 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Superstiçoes Ano novo

Ir para baixo 
AutorMensagem
Docinhosanto
Membro d'Ouro
Membro d'Ouro



Feminino
Escorpião Gato
Inscrição : 16/11/2009
Nº de Mensagens : 1085
País : Superstiçoes Ano novo Por10
Humor : Bem disposta
Rainha do mês : Superstiçoes Ano novo 23686410

Superstiçoes Ano novo Empty
MensagemAssunto: Superstiçoes Ano novo   Superstiçoes Ano novo EmptyDom 27 Dez - 13:00

Colocamos aqui as mais variadas superstições relacionadas ao ANO NOVO




RELACIONADAS ÀS COMIDAS:

Seja qual for a comemoração, os alimentos estão sempre presentes e variam de acordo com a ocasião. Alguns são consumidos para atrair riqueza ou amor. Outros são evitados por serem associados à idéia de azar.

LENTILHAS: Quem quer atrair riqueza não pode deixar de consumir lentilha. Evoca a morte e o renascimento do grão, que quando enterrado renasce multiplicado. A origem desta supertição é italiana e foi trazida para o Brasil pelos imigrantes. No Chile e na Venezuela, pratos à base de lentilha são consumidos no primeiro minuto do ano. Uma colher de sopa é suficiente para assegurar um ano inteiro de muita fatura à mesa.

O ARROZ está presente nas mesas de quase todos os países. Sua cor representa a divindade. O consumo desse alimento ainda simboliza riqueza, abundância e fertilidade.

FRUTAS: têm grande importância na ceia de Réveillon. As que têm muitos caroços são as preferidas -a romã, a uva e a maçã- por significarem abundância. ROMÃS: para atrair dinheiro, coma sete partes, guardando as sementes na carteira.

BAGOS DE UVA: para os portugueses, comer 3, 7 ou a quantidade correspondente ao seu número de sorte garante prosperidade e fartura de alimentos. Para garantir também dinheiro, guarde as sementes na carteira ou na bolsa, até a troca do próximo Ano-Novo.

NOZES, AVELÃS, CASTANHAS E TÂMARAS: estas, trazidas para cá pelos imigrantes de origem árabe, são recomendadas para garantir fartura.

Por sua cor e disposição circular de suas folhas, a ACELGA e o ALHO-PORÓ são boas opções para as saladas. Simbolizam a continuidade da vida e a evolução positiva.

CARNES: As mais indicadas são o carneiro, o ganso, o leitão e os peixes. Por sua capacidade de gerar muitos filhotes, o porco simboliza a prosperidade e deve ser o prato principal da ceia, servida à meia-noite. Como o porco fuça pra frente, garante armários cheios o ano todo. Evite o peru, que cisca para trás. Na Europa, como o Ano Novo coincide com o inverno, esse alimento é consumido por ser altamente energético.

PEIXE, além de saudável e pouco calórico, é considerado um portador de boa sorte. Como vive na água, sua imagem é ligada à idéia de purificação. Devido ao grande número de ovas que produz, seu consumo também lembra a idéia de fecundidade e abundância. Representa ainda a união da família, já que não é um animal solitário. Os chineses, por exemplo, nunca comem o peixe inteiro no Ano Novo. A sobra representa a abundância do ano seguinte. Na Letônia e na Rússia, as escamas maiores e mais bonitas são dadas aos amigos e familiares para trazer sorte.

O CARNEIRO simboliza a primavera e traz consigo a idéia de reinicio da vida. Muitas pessoas consumem sua carne para terem vitalidade e alcançarem sonhos e objetivos.

O consumo do GANSO, associado à fecundidade, tem origem na Rússia. Simboliza também a fidelidade conjugal. Os povos da África sacrificam o ganso e fazem uma oferta religiosa para garantir um bom ano.

Para os supersticiosos, o consumo de PERU, GALINHA. SIRI, CARANGUEIJO é terminantemente proibido. De acordo com a crença popular, a vida de quem come a carne desses animais no Ano Novo tende a "andar para trás".
Ir para o topo Ir para baixo
 
Superstiçoes Ano novo
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Superstiçoes Ano novo roupas.
» Superstiçoes Ano novo cores
» AS MAIS VARIADAS SUPERSTIÇÕES:Ano Novo
» Superstições ao soar das doze badaladas
» ANO NOVO

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
nosmulheres :: Outras conversas :: Datas festivas-
Ir para: