Experimentei este prato de bacalhau já faz alguns dias e devo dizer que fiquei agradavelmente surpreendida. Quando a vi neste
site, disse logo: é hoje!
Diz-se que este prato era feito em casa de um velho Prior de Tamengos pertencente à região da Beira Litoral, daí o nome.
E agora como fazer? Hum...será que digo? Será que não?.....
Claro!! Mas eu lá ia deixar-vos "a babar" sem vos dar a receitinha?
Cá vai e espero que gostem!
3 a 4 postas de bacalhaubatatas 6 ovos 4 dentes de alhoazeite q.b.azeitonas pretas sal q.b. salsa picada q.b.Lavar bem as batatas e cozer inteiras e com pele em água temperada com sal durante 35 minutos. Cozer também 3 ovos. Noutra panela deixar ferver o bacalhau durante 10 minutos.
Entretanto, descascar os alhos e cortar às lâminas; descarocar as azeitonas e picar grosseiramente
(eu usei inteiras mesmo). Depois do bacalhau cozido, tirar a pele e as espinhas e parti-lo às lascas. Descascar os ovos e partir às rodelas assim como as batatas depois de descascadas.
Colocar, num tabuleiro, em camadas alternadas: batatas, bacalhau, ovos, azeitonas e alhos. Regar generosamente com o azeite. Ligue o forno a 220ºC.
Bater os 3 ovos restantes com um garfo, juntar a salsa e verter sobre o preparado que está no tabuleiro e levar ao forno durante 15 minutos e depois é só servir aos gulosos!
Nota: Este bacalhau tem bastantes semelhanças com a preparação do Bacalhau à Gomes de Sá, tendo apenas a diferença de levar ovos batidos antes de ir ao forno e o alho. A foto não dá para ver muito bem o prato em si porque foi tirada com o telemóvel antes de ir para a mesa mas garanto-vos que é uma delícia!!