nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher
 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Frutos vermelhos!

Ir para baixo 
AutorMensagem
Jann
Membro Diamante
Membro Diamante
Jann


Feminino
Câncer Cachorro
Inscrição : 09/01/2008
Nº de Mensagens : 5414
País : Frutos vermelhos! 179010
Art.do mês : Frutos vermelhos! 18994310

Frutos vermelhos! Empty
MensagemAssunto: Frutos vermelhos!   Frutos vermelhos! EmptyQui 3 Jul - 11:13

Frutos vermelhos!

Morangos, Cerejas, Ginjas e Nêsperas

Embora não sejam frutas apropriadas para crianças quando comidos crus, já que podem causar alergias ou engasgues, podem ser aproveitadas nesta altura, para compotas e geleias, pois, quando cozinhadas perdem algumas das propriedades alergénicas que possuem.

As cerejas

Se introduzir as cerejas na dieta alimentar do seu filho, lembre-se de lhes retirar o caroço, pois, ele pode engasgar-se se o engolir. As cerejas caracterizam-se pela sua forma pequena e redonda e pela sua cor – vermelha – embora também possa encontrar cerejas amarelas ou roxas.

Pode ainda encontrar dois tipos de cerejas:

- As doces, que são utilizadas como sobremesa e se servem ao natural, já que a sua polpa é macia e suculenta.

- As ácidas, com que se fazem as compotas e geleias e que se distinguem pela polpa mais firme e menos doce.

Características nutritivas

Os seus principais componentes nutritivos são as vitaminas A, B e C, e sais minerais como o Ferro, o Cálcio e o Fósforo.

Os morangos

Os morangos são um dos frutos mais apreciados em todo o mundo. No entanto, se pretende introduzir os morangos na dieta alimentar do seu filho, deve antes, falar com o pediatra. Os morangos possuem características alergénicas pelo que é desaconselhável dá-los a crianças com menos de um ano.

Em Portugal comercializam-se quatro variedades de morangos:

- Tudla – não têm uma cor uniforme, a polpa (vermelho intenso) e a pele (vermelho brilhante) não têm consistência. O sabor e o aroma são agradáveis.

- Camarosa – tem um formato que pode ir do cilindro ao cone, tem polpa de coloração vermelha com uma cavidade no meio, um aroma característico e muito sabor.

- Oso Grande – tem uma cor vermelha alaranjada e são grandes. No entanto, podem também ter pouco sabor e ausência de cor no interior.

- Chandler – o fruto é grande e a polpa compacta e saborosa.

Características nutritivas

Os morangos são ricos em folatos, fibras, sais minerais (Cálcio, Ferro, Fósforo, Sódio, entre outros) e em vitaminas A, B e especialmente C.

As nêsperas

Se pretende introduzir as nêsperas na deita alimentar do seu filho, lembre-se sempre de lhes retirar a pele o caroço (por vezes têm mais do que um), pois, o seu bebé pode engasgar-se ao engoli-lo. Deve ainda escolher os frutos com cor mais alaranjada, já que costumam ser mais doces.

Características nutritivas

As nêsperas são muito ricas em sais minerais como Cálcio, Fósforo, Potássio, Ferro, Magnésio e Sódio e em Vitaminas A e C.

Compotas e geleias

Se pretende conservar as frutas desta época do ano, nada melhor do que fazer algumas compotas ou geleias. As principais diferenças entre ambas são:

- As compotas são feitas pela cozedura de pedaços de fruta em água e açúcar. Comece por lavar e pelar a fruta com cuidado. Depois coloque-a a cozer - de preferência num recipiente de aço inox - em lume brando e respeite sempre a quantidade de água indicada na receita. Por fim junte o açúcar e mexa. Quando atingir a espessura pretendida retire do lume e distribua pelos recipientes.

- As geleias são feitas só com o sumo que se extrai das frutas, ao qual é adicionado açúcar e água para a cozedura. O processo a utilizar é idêntico ao das compotas. A diferença é que quando terminar a cozedura e ao contrário das compotas, as geleias devem ficar transparentes e com um pouco de elasticidade.

Mais uma vez a recordamos que, antes da introdução destas frutas, deve consultar o pediatra do seu filho, para que ele lhe dê a sua opinião e lhe indique o melhor momento para a introdução do alimento.


Fonte: Sapo Bebé
Ir para o topo Ir para baixo
 
Frutos vermelhos!
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Delícia de suspiros e frutos vermelhos
» O segredo dos frutos
» massada de frutos do mar
» ABC de Frutos e Flores
» Paella

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
nosmulheres :: Ser mulher :: Mamãs e bebés :: Alimentação infantil-
Ir para: