nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher
 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Descubra as maneiras de comer apropriadas para a idade.

Ir para baixo 
AutorMensagem
Jann
Membro Diamante
Membro Diamante
Jann


Feminino
Câncer Cachorro
Inscrição : 09/01/2008
Nº de Mensagens : 5414
País : Descubra as maneiras de comer apropriadas para a idade. 179010
Art.do mês : Descubra as maneiras de comer apropriadas para a idade. 18994310

Descubra as maneiras de comer apropriadas para a idade. Empty
MensagemAssunto: Descubra as maneiras de comer apropriadas para a idade.   Descubra as maneiras de comer apropriadas para a idade. EmptyQua 11 Mar - 8:34

À descoberta da carne e do peixe
Descubra as maneiras de comer apropriadas para a idade.

Descubra as maneiras de comer apropriadas para a idade. 456433

A partir dos 6 meses o bebé começa a estar habituado à sopinha de legumes e hortaliças (podem ser dados todos os vegetais). É hora de se inicar a carne moída , por exemplo a carne de borrego, frango, perú e vitela. Devido ao risco de toxicidade não devem ser introduzidas na alimentação dos bebés as seguintes partes da carne:
- vísceras (fígado e rins),
- ossos
- partes do sistema nervoso (mioleira, carne com muitos nervos).

Devemos escolher sempre carne magra e sem ossos, tendo em atenção que a sua quantidade não deve ultrapassar as 10g/dia, nesta idade. Aos poucos vai-se aumentando a quantidade, sendo que entre os 9-12 meses o máximo deverá ser 20g/ dia (dividido entre o almoço e o jantar). Geralmente por volta dos 6-7 meses inicia-se a sopa também ao jantar. A massa contém glúten, e portanto só deverá ser introduzida na alimentação do bebé após os 6 meses.
Atenção que agora, com a introdução da alimentação complementar, o seu bebé irá necessitar de mais líquidos - é hora de lhe oferecer água com mais frequência! A partir dos 6 meses, deve sempre iniciar-se os cereais com glúten, e caso note qualquer alteração nas fezes do seu bebé, deve logo suspender os alimentos com glúten e alertar o pediatra sobre o ocorrido, pois por vezes há bebés intolerantes ao glúten.

7-8 meses Peixe

Se não tiver historia de alergias na família pode introduzir o peixe, e de preferência escolha os mais gordos (são mais saudáveis) e com poucas espinhas. Tenha por norma dar apenas 10 g de proteina animal por refeição – almoço e jantar – quer seja carne ou peixe.

9 meses – 12 meses

A Comidinha...

Gradualmente a textura dos alimentos deve mudar, de puré para semi-puré e mais tarde, aos 9 meses já com alguns pedacinhos, para que exercite a mastigação e se habitue a deglutir alimentos mais consistentes. Além da sopa inicie agora a comidinha amassada só com o garfo, para que se vá habituando a outras texturas. Evite os fritos, e prefira dar-lhe tudo cozido, grelhado ou estufado. Prefira o azeite, e não o deixe ferver!!

Fruta Cítrica

A fruta cítrica fresca só agora deve fazer parte da dieta do bebé.

Ovo
Quanto ao ovo, poderá iniciar aos 10 meses a gema de ovo, cozida. No entanto a clara do ovo, assimo como os outros alimentos altamente alergénicos como as leguminosas secas e o peixe, só devem ser introduzidos depois do ano, nos bebés com risco alérgico.
Iogurte e queijo
O iogurte deve dar-se sempre natural, após o ano de idade, pois embora tenha importantes benefícios para a flora intestinal, o seu teor proteico é elevado. O queijo pode agora iniciá-lo, escolha os queijos brancos e magros. Estes produtos lácteos, podem fazer parte da dieta do bebé até 2-3 x semana. Encontrará também à venda iogurtes adaptados ao bebé, com leite de transição.
O leite
Apesar da dieta do bebé se tornar mais e mais diversificada, o leite continua a ser uma parte importante, pois continua a ser a principal fonte de nutrientes, principalmente no início da alimentação complementar. Continue com o leite infantil, isto é um leite de transição, pois o leite de vaca não é recomendado ainda, e só deve ser introduzido depois de um ano de idade. No entanto, por ser muito pobre em ferro e conter altos teores proteicos, recomenda-se que entre 1 e 3 anos as crianças continuem a tomar leites enriquecidos, chamados “leites de crescimento”. A quantidade diária de leite deve ser de ½ litro por dia, até aos 36 meses.
O uso do biberão deve ser desencorajado a partir dos 12 meses, idade em que a maioria dos bebés já consegue segurar uma caneca com as duas mãos, já toleram a maior parte dos alimentos. É importante escolher cuidadosamente os alimentos a dar ao seu bebé, e estes devem ser preparados com estritas normas de higiene, de modo a evitar-se qualquer contaminação.

Curiosidades:

Energia
Agora o seu bebé necessita de mais energia pois há muito para descobrir e portanto há mais exercício... no entanto é importante manter o acréscimo energético dentro dos limites, pois um deficit pode levar a retardos do crescimento e o seu excesso aumenta o risco futuro de obesidade.
Proteínas
As proteínas são importantes para o crescimento, mas os bebés ainda não toleram grandes quantidades, devido aos seus rins serem ainda imaturos, até aos 4 anos!!
Ferro
O ferro é um dos minerais mais importantes nesta fase, e é bom estarmos atentos a que a sua dieta tenha quantidades suficientes de alimentos ricos em ferro, como os leites de transição e a carne e o peixe.
Açúcar
O açúcar é conhecido como o glícido mais cariogénico, e pode causar lesões nos dentes muito precocemente. O primeiro dente rompe por volta dos 6 meses,e geralmente segue-se um dente novo por mês...Há que ter agora atenção redobrada à sua dentição e à higiene oral. Não adoce nenhum dos alimentos e liquídos que oferecer ao seu bebé, e prefira sempre os que contêm menos açúcares, pois além de prevenir as cáries, também o habitua a sabores menos doces.
Sal
Não adicione sal às sopas e alimentos a dar ao bebé, pois estes já contêm a quantidade de sódio necessária. O sabor pelo doce e pelo salgado adquire-se precocemente e tem influência nos hábitos alimentares futuros que consequentemente podem tornar-se um factor de risco da obesidade, e de hipertensão, respectivamente.

Algumas dicas:

Irá perceber que gradualmente vai querer comer sozinho e de preferência com as mãos ... é necessário deixá-lo experimentar, faz parte do seu desenvolvimento neurocomportamental, e é muito importante para que possa distinguir novas texturas!
Em seguida vem a fase de querer pegar na colher sozinho - deixe-o, mas como no principio mais de 2/3 irão parar ao chão, com uma outra colher vá-lhe dando na boca o resto da papa. Nunca agrade nem force o seu bebé a comer... lembre-se que, como todo o ser humano há paladares de que gosta mais do que de outros... há dias com mais apetite que outros... se estiver doente ou com um dente a romper, é normal que o seu apetite diminua. Faça da sua refeição um momento de alegria... ponha-o sentado à mesa com a restante família pelo menos 2 a 3 vezes por semana, para que comece a apreciar este agradável convívio, que lhe estimulará o apetite assim como irá atraí-lo para provar e degustar novos sabores e texturas. Informe-se sempre com o seu profissional de saúde quando, como, e o que o seu bebé deve comer, pois ele é quem melhor o conhece.

Fonte: http://familia.sapo.pt/bebe/amamentacao_e_alimentacao/bebe_saude/850404.html
Ir para o topo Ir para baixo
 
Descubra as maneiras de comer apropriadas para a idade.
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» O que a mulher deve comer em cada idade
» Portugueses compram mais para comer em casa
» dicas para fazer amor na 3 idade.........
» Mousse de chocolate para comer à fatia, receita da silvi
» Descubra o ladrão na foto

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
nosmulheres :: Ser mulher :: Mamãs e bebés :: Alimentação infantil-
Ir para: