Medida anunciada pelo porta-voz do Sindicato dos Pilotos da companhia francesa, pouco depois de vários se terem recusado a voar em aviões Airbus A330 e A340.
A Air France apresentou aos pilotos um "calendário de substituição", em poucos dias, das sondas de controlo da velocidade nos aviões de longo curso Airbus A330 e A340, na sequência do acidente com o voo AF 447, que vitimou 228 pessoas.
"A direcção da Air France convocou os sindicatos dos pilotos segunda-feira à noite para informar do estado do processo de substituição das sondas Pitot e apresentou um calendários extremamente voluntarioso", disse Erick Derivry, porta-voz do SNPL, o maior sindicato no seio da companhia francesa.
As sondas Pitot, dois dos três monitores externos de velocidade e altitude, estão sob atenção dos investigadores do acidente do avião A-447 que fazia a ligação Rio de Janeiro - Paris, a 1 Junho.
A Air France afirmou que o gelo a altitudes elevadas tem, por vezes, levado a perdas de informação necessárias ao voo. Erick Derivry reconheceu, no entanto, que não há, para já, uma ligação directa entre eventuais problemas nas sondas e o acidente com o voo AF 447, mas que se trata simplesmente de uma possibilidade.
O compromisso da Air France vem serenar os ânimos entre os pilotos, horas depois de um outro sindicato, o "Alter", ter apelado ao pessoal técnico de navegação para "recusarem voar em Airbus A330 e A340 se não forem mudadas pelo menos duas sondas Pitot".
Em comunciado, o "Alter", que representa cerca de 12% dos pilotos da Air France, que uma das mensagens automáticas enviadas pelo avião antes do seu desaparecimento indica uma falha nas sondas Pitot.
No entanto, a importância destes aparelhos nas causas do desaparecimento do voo 447 da Air France continua impreciso.
fonte : jorbal de noticias