nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher
 
InícioInício  PortalPortal  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  

Compartilhe | 
 

 primeira fase de Programa piloto para Mobilidade Eléctrica

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
moranguita
Membro Diamante
Membro Diamante


Feminino
Aquário Búfalo
Inscrição : 30/06/2008
Nº de Mensagens : 18904
País :
Humor : bom por norma
Rainha do mês :

MensagemAssunto: primeira fase de Programa piloto para Mobilidade Eléctrica   Seg 29 Jun - 8:14

O Governo lança, esta segunda-feira, a primeira fase do Programa piloto para a Mobilidade Eléctrica, prevendo já para este ano 100 locais de abastecimento de veículos eléctricos em parques de estacionamento públicos, centros comerciais, bombas de gasolina, entre outros locais. À TSF, o ministro da Economia, Manuel Pinho, revelou as 21 cidades que estão envolvidas neste programa.

Um total de 21 cidades portuguesas vai aderir ao Programa para a Mobilidade Eléctrica, uma rede de abastecimento de veículos eléctricos que o Governo apresenta, esta segunda-feira, e que é desenvolvido pela Efacec, EDP Inovação, Novabase, Critical Software e o CEIIA.

A rede nacional de mobilidade eléctrica, uma das primeiras da Europa, prevê «320 locais de abastecimento de carros eléctricos em 2010 e 1300 daqui a dois anos», referiu à TSF, o ministro da Economia.

Nesta fase piloto, que durará até 2011, a rede para a Mobilidade Eléctrica (Mobi-e) é constituída por um conjunto de 21 municípios: Guarda, Faro, Braga, Viana do Castelo, Guimarães, Sintra, Évora, Castelo Branco, Loures, Porto, Lisboa, Almada, Leiria, Coimbra, Setúbal, Beja, Aveiro, Torres Vedras, Santarém, Cascais e Gaia.

Segundo Manuel Pinho, a rede piloto para a mobilidade eléctrica vai estar acessível em locais como «parques de estacionamento público, centros comerciais, bombas de gasolina, hotéis, aeroportos, garagens particulares e nas vias públicas dos municípios».

Quanto ao abastecimento, haverá «pontos de carregamento lento, com duração de seis a oito horas, que permite o aproveitamento da energia eólica produzida durante a noite e na residência, e pontos de carregamento rápido, entre 20 a 30 minutos, nos locais públicos», explicou o ministro.

Esta rede piloto para o carregamento do automóvel será compatível com todas as marcas de veículos eléctricos e o ministro da Economia acredita que dentro até 2011 poderão estar a circular em Portugal cerca de cinco mil carros eléctricos.

«Com é natural quando se trata de tecnologias novas, os consumidores vão-se habituando e depois à medida que tomam conhecimento que se trata de veículos fiáveis, a utilização vai aumentar muito rapidamente», justificou Manuel Pinho.

No âmbito do mesmo projecto, o Governo e os municípios da rede piloto criaram mecanismos para incentivar a aquisição e utilização de veículos eléctricos (VE), que passam por isenção de ISV (Impostos sobre Veículos) e IUC (Imposto Único de Circulação), deduções fiscais na aquisição de VE (IRS para particulares e IRC para empresas) e incentivos ao abate de veículos em fim de vida quando trocados por VE.

Por outro lado, os veículos eléctricos terão prioridade na circulação em vias de alta ocupação e terão acesso a zonas preferenciais de estacionamento nos centros urbanos.

A cerimónia de lançamento da rede terá lugar no Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações, em Lisboa, com a presença do ministro da Economia.
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://docesdamoranguita.blogspot.com
 
primeira fase de Programa piloto para Mobilidade Eléctrica
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
nosmulheres :: Temas em geral :: Banca dos jornais-
Ir para: