nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher
 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 primeira fase de Programa piloto para Mobilidade Eléctrica

Ir para baixo 
AutorMensagem
moranguita
Membro Diamante
Membro Diamante
moranguita


Feminino
Aquário Búfalo
Inscrição : 30/06/2008
Nº de Mensagens : 18904
País : primeira fase de Programa piloto para Mobilidade Eléctrica Por10
Humor : bom por norma
Rainha do mês : primeira fase de Programa piloto para Mobilidade Eléctrica 23686410 primeira fase de Programa piloto para Mobilidade Eléctrica 23686410 primeira fase de Programa piloto para Mobilidade Eléctrica 23686410 primeira fase de Programa piloto para Mobilidade Eléctrica 23686410 primeira fase de Programa piloto para Mobilidade Eléctrica 23686410

primeira fase de Programa piloto para Mobilidade Eléctrica Empty
MensagemAssunto: primeira fase de Programa piloto para Mobilidade Eléctrica   primeira fase de Programa piloto para Mobilidade Eléctrica EmptySeg 29 Jun - 8:14

O Governo lança, esta segunda-feira, a primeira fase do Programa piloto para a Mobilidade Eléctrica, prevendo já para este ano 100 locais de abastecimento de veículos eléctricos em parques de estacionamento públicos, centros comerciais, bombas de gasolina, entre outros locais. À TSF, o ministro da Economia, Manuel Pinho, revelou as 21 cidades que estão envolvidas neste programa.

Um total de 21 cidades portuguesas vai aderir ao Programa para a Mobilidade Eléctrica, uma rede de abastecimento de veículos eléctricos que o Governo apresenta, esta segunda-feira, e que é desenvolvido pela Efacec, EDP Inovação, Novabase, Critical Software e o CEIIA.

A rede nacional de mobilidade eléctrica, uma das primeiras da Europa, prevê «320 locais de abastecimento de carros eléctricos em 2010 e 1300 daqui a dois anos», referiu à TSF, o ministro da Economia.

Nesta fase piloto, que durará até 2011, a rede para a Mobilidade Eléctrica (Mobi-e) é constituída por um conjunto de 21 municípios: Guarda, Faro, Braga, Viana do Castelo, Guimarães, Sintra, Évora, Castelo Branco, Loures, Porto, Lisboa, Almada, Leiria, Coimbra, Setúbal, Beja, Aveiro, Torres Vedras, Santarém, Cascais e Gaia.

Segundo Manuel Pinho, a rede piloto para a mobilidade eléctrica vai estar acessível em locais como «parques de estacionamento público, centros comerciais, bombas de gasolina, hotéis, aeroportos, garagens particulares e nas vias públicas dos municípios».

Quanto ao abastecimento, haverá «pontos de carregamento lento, com duração de seis a oito horas, que permite o aproveitamento da energia eólica produzida durante a noite e na residência, e pontos de carregamento rápido, entre 20 a 30 minutos, nos locais públicos», explicou o ministro.

Esta rede piloto para o carregamento do automóvel será compatível com todas as marcas de veículos eléctricos e o ministro da Economia acredita que dentro até 2011 poderão estar a circular em Portugal cerca de cinco mil carros eléctricos.

«Com é natural quando se trata de tecnologias novas, os consumidores vão-se habituando e depois à medida que tomam conhecimento que se trata de veículos fiáveis, a utilização vai aumentar muito rapidamente», justificou Manuel Pinho.

No âmbito do mesmo projecto, o Governo e os municípios da rede piloto criaram mecanismos para incentivar a aquisição e utilização de veículos eléctricos (VE), que passam por isenção de ISV (Impostos sobre Veículos) e IUC (Imposto Único de Circulação), deduções fiscais na aquisição de VE (IRS para particulares e IRC para empresas) e incentivos ao abate de veículos em fim de vida quando trocados por VE.

Por outro lado, os veículos eléctricos terão prioridade na circulação em vias de alta ocupação e terão acesso a zonas preferenciais de estacionamento nos centros urbanos.

A cerimónia de lançamento da rede terá lugar no Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações, em Lisboa, com a presença do ministro da Economia.
Ir para o topo Ir para baixo
http://docesdamoranguita.blogspot.com
 
primeira fase de Programa piloto para Mobilidade Eléctrica
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» tenho programa
» Programa online para transformar gráficos de ponto cruz
» Fogo na Peneda-Gerês em fase de rescaldo
» Resultados de 1ª fase de exames nacionais são conhecidos hoj
» Resultados da 2ª fase dos exames nacionais divulgados hoje

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
nosmulheres :: Temas em geral :: Banca dos jornais-
Ir para: