nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher
 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Decretado recolher obrigatório na cidade de Concepción

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
moranguita
Membro Diamante
Membro Diamante
moranguita


Feminino
Aquário Búfalo
Inscrição : 30/06/2008
Nº de Mensagens : 18904
País : Decretado recolher obrigatório na cidade de Concepción Por10
Humor : bom por norma
Rainha do mês : Decretado recolher obrigatório na cidade de Concepción 23686410 Decretado recolher obrigatório na cidade de Concepción 23686410 Decretado recolher obrigatório na cidade de Concepción 23686410 Decretado recolher obrigatório na cidade de Concepción 23686410 Decretado recolher obrigatório na cidade de Concepción 23686410

Decretado recolher obrigatório na cidade de Concepción Empty
MensagemAssunto: Decretado recolher obrigatório na cidade de Concepción   Decretado recolher obrigatório na cidade de Concepción EmptySeg 1 Mar - 9:28

Foi decretado recolher obrigatório na cidade chilena mais afectada pelo sismo de magnitude 8,8 que assolou o país no sábado e fez mais de 700 vítimas mortais. Em Concepción há 48 pessoas presas nos escombros de um edifício que equipas de socorro tentam resgatar.

Concepción, situada mais de 400 quilómetros a sul de Santiago, foi uma das regiões mais afectadas pelo violento sismo que assolou o Chile no passado sábado e provocou pelo menos 708 mortos, de acordo com o mais recente balanço divulgado pelas autoridades.

Na noite de domingo, foi imposto em Concepción o regime de recolher obrigatório. A área metropolitana de Concepción é a segunda mais populosa do Chile, com cerca de 900 mil habitantes, e foi a mais afectada pelo sismo do passado sábado. Ontem, um grande supermercado da cidade foi alvo de pilhagens e a polícia teve de intervir com gás lacrimogéneo.

"Estado de excepção" para as regiões mais afectadas

A presidente do Chile, Michelle Bachelet, decretou ainda "o estado de excepção" nas duas regiões mais afectadas pelo sismo - Maule e Biobio -, que significa a suspensão das liberdades constitucionais e continuará em vigor durante trinta dias com o objectivo de "garantir a ordem pública e acelerar a distribuição de ajuda".

O presidente-eleito do Chile, Sebastián Piñera, declarou que, devido ao sismo, a situação do país está "complicada" no que diz respeito à ordem pública, o que justifica a intervenção do exército para apoiar as operações em curso.

"Com uma catástrofe desta amplitude, sem água nem electricidade, a população está legitimamente angustiada, e perde o sentido da ordem pública", disse à imprensa o presidente-eleito, que será investido no próximo dia 11 de Março, sucedendo à presidente Michelle Bachelet.

"Por este motivo, é preciso recorrer a todos os recursos, e as nossas forças armadas estão preparadas para contribuir em tempo de crise e catástrofe", acrescentou Piñera.

48 pessoas vivas presas nos escombros de um edifício

Quarenta e oito pessoas ainda estão presas nos escombros de um edifício de 14 andares que ruiu sábado em Concepción, disse um bombeiro à France Presse.

"Haverá cerca de 48 pessoas presumivelmente vivas", declarou Ignacio Carrizo, chefe de uma das equipas de socorro.

Na altura do sismo, com uma magnitude de 8,8 na escala de Richter, estavam mais de 100 pessoas no edifício e até agora foram retirados oito mortos do local, segundo a mesma fonte.

Alguns moradores conseguiram sair pelos seus próprios meios e outros foram ajudados pelos bombeiros.

No local, estão equipas especializadas com cães a trabalhar sob o olhar e o encorajamento de dezenas de curiosos.

"Vamos continuar a trabalhar intensamente até conseguirmos salvar as pessoas", afirmou um outro bombeiro, Francisco Contreras.

Americanos estimam 15 a 30 milhões em danos

Os danos causados no Chile pelo forte sismo que abalou o país no sábado podem ascender a um montante entre 15 e 30 mil milhões de dólares, segundo os cálculos da sociedade norte-americana EQECAT, especializada em riscos devido a catástrofes.

A firma considera que o custo pode ser equivalente a 10 a 15 por cento do produto interno bruto (PIB) chileno.

Mais de metade dos prejuízos registados está concentrada na região da capital, Santiago, uma zona muito urbanizada.

Apesar de o sismo com uma magnitude de 8,8 ter provocado mais de 700 mortos, o facto de o Chile ter adoptado e concretizado normas de construção antissísmica "diminuiu o potencial de destruição", nota a EQECAT.

Sismo foi 700 a 800 vezes mais forte que o do Haiti

O sismo registado sábado na costa chilena teve a mesma magnitude do quinto mais forte jamais registado e superou o de Lisboa, em 1755, numa lista liderada precisamente pelo Chile, onde convergem duas placas tectónicas.

Com uma magnitude de 8.8 na escala de Richter, o sismo de sábado provocou pelo menos 708 mortos e também é o quinto mais forte desde 1900.

O sismo que atingiu o Chile foi ainda 700 a 800 vezes mais forte que o do Haiti, em Janeiro, de 7,0 graus. E tem uma dimesões histórica: é dos maiores de sempre. "Por cada grau de magnitude, a energia libertada multiplica-se por 30", explicou ao DN Luís Matias, professor do Centro de Geofísica da Universidade de Lisboa. A energia libertada terá sido de cem milhões de toneladas. A bomba nuclear que dizimou Hiroxima tinha apenas seis.

DN
Ir para o topo Ir para baixo
http://docesdamoranguita.blogspot.com
primata
Membro Diamante
Membro Diamante
primata


Feminino
Câncer Búfalo
Inscrição : 22/04/2008
Nº de Mensagens : 7870
País : Decretado recolher obrigatório na cidade de Concepción Por10
Rainha do mês : Decretado recolher obrigatório na cidade de Concepción 23686410
Coz. do mês : Decretado recolher obrigatório na cidade de Concepción 52153412

Decretado recolher obrigatório na cidade de Concepción Empty
MensagemAssunto: Re: Decretado recolher obrigatório na cidade de Concepción   Decretado recolher obrigatório na cidade de Concepción EmptySeg 1 Mar - 21:58

que grande desgraça e confusão vai naquele país
Ir para o topo Ir para baixo
 
Decretado recolher obrigatório na cidade de Concepción
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Estado de emergência decretado no Haiti
» Proibido beber àgua na Cidade Universitária
» Inglês vai ser obrigatório no primeiro e segundo anos de esc
» Agricultura: É obrigatório duplicar produção agrícola
» Crianças com cartão do cidadão obrigatório a partir de Março

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
nosmulheres :: Temas em geral :: Banca dos jornais-
Ir para: