| cartão do cidadão | |
|
+4gargula Paula22 Hello Kitty phi 8 participantes |
Autor | Mensagem |
---|
phi moderador
Inscrição : 14/11/2008 Nº de Mensagens : 13325 País : Humor : variável Rainha do mês :
| Assunto: cartão do cidadão Seg 17 Jan - 11:20 | |
| recebi este mail nunca tinha pensado nisto, tb tenho o cartão do cidadão há muito pouco tempo, dá que pensar
" Cuidado com o Cartão de Cidadão
Há cerca de um mês, o meu Bilhete de Identidade caducou e passei a ser portadora do Cartão de Cidadão. No momento do levantamento deste, na Loja do Cidadão, fui confrontada com cuidados mais complexos do que os até então utilizados para o levantamento de BI (entrega ao próprio, identificação pelas impressões digitais dos indicadores direitos e esquerdos, assinatura presencialmente da recepção, ?).
Perante o avolumar de falsificações de documentos a que hoje se assiste, todos estes cuidados pareceram-me correctos.
Apercebi-me, contudo, que o cartão contém diferentes informações não visíveis (que me dizem respeito) e às quais só tenho acesso com um leitor de cartões. Aparelho que o comum dos mortais não possui. Refiro-me concretamente a todas as informações recolhidas nos documentos que este novo cartão congrega: direcção, freguesia, data de validade?
Há 3 dias tive de me deslocar a Lisboa e pernoitar num Hotel. Aí pediram-me o BI. Obviamente, apresentei o meu novo Cartão do Cidadão.
Qual não foi o meu espanto quando percebi que o jovem que me atendeu colocou o meu cartão de Cidadão num leitor de cartões e, num segundo, teve acesso a mais informações sobre mim do que eu própria!!! (foi ele mesmo que me disse que até via data de validade, que eu ainda não sei qual é!!!!!)
Meus amigos, isto faz algum sentido?
Então, têm todos os cuidados para entregar o cartão ao próprio cidadão e depois qualquer sujeito privado ou público tem acesso a esses dados? Deixam omissas informações que depois qualquer pessoa tem acesso desde que tenha um leitor? Então o leitor de cartões não está acessível exclusivamente a organismos públicos? Para que diabo é que um serviço privado, como um hotel, tem acesso à minha vida toda?
Onde está o direito à não invasão da minha privacidade?
Todos estes dados, em conjunto, permitem o acesso a outras informações da minha vida pessoal e profissional, através da internet. Ex: a página pessoal de qualquer funcionário público.
Que raio de prevenção contra a falsificação de documentos é esta?
Será que ninguém percebeu ainda que, assim, a cópia da identidade de alguém se torna simples e eficaz? Basta roubar um simples documento.
O complicador é só ter um chip? Mas alguém acredita nisso?
Cá por mim, nunca mais apresento o cartão de Cidadão em lado nenhum.
A carta de condução (que também é um documento identificativo) vai passar a servir muito bem.
Maria Amélia Martins "
| |
|
| |
Hello Kitty Admin
Inscrição : 14/01/2008 Nº de Mensagens : 14458 País : Humor : A minha familia é a minha realização pessoal Rainha do mês :
| Assunto: Re: cartão do cidadão Seg 17 Jan - 11:55 | |
| realmente... Nunca tinha pensado nisto | |
|
| |
Paula22 Membro Diamante
Inscrição : 01/04/2008 Nº de Mensagens : 9319 País : Humor : Depende dos dias! Rainha do mês : Coz. do mês : Art.do mês :
| Assunto: Re: cartão do cidadão Seg 17 Jan - 13:45 | |
| Dá mesmo que pensar... Eu ainda não tenho o cartão de cidadão, pois o meu Bi ainda vai até 2013. Na última semana do ano, altura em que estive de férias, fui com o meu Tiago tirar para ele o cartão de cidadão. Ele já tem o nº contribuinte e o cartão de utente. Normalmente, ao ir levantar o cartão de cidadão não te ficam com os cartões que referi atrás? Ou pelo menos não os furam? É que não me pediram os cartões antigos. | |
|
| |
Hello Kitty Admin
Inscrição : 14/01/2008 Nº de Mensagens : 14458 País : Humor : A minha familia é a minha realização pessoal Rainha do mês :
| Assunto: Re: cartão do cidadão Seg 17 Jan - 14:18 | |
| Sim Paula
Quando fores levantar, entregas os cartões e eles ou ficam com eles, ou tos entregam cortados. | |
|
| |
Paula22 Membro Diamante
Inscrição : 01/04/2008 Nº de Mensagens : 9319 País : Humor : Depende dos dias! Rainha do mês : Coz. do mês : Art.do mês :
| Assunto: Re: cartão do cidadão Seg 17 Jan - 14:33 | |
| Eu fiquei com os do Tiago intactos na carteira! | |
|
| |
gargula Membro Diamante
Inscrição : 18/02/2008 Nº de Mensagens : 5781 País : Emprego/lazer : Técnica Administrativa Humor : ha dias e dias ... lol
| Assunto: Re: cartão do cidadão Seg 17 Jan - 18:28 | |
| Eu tb fiquei com os meus cartões ... Em relação à leitura dos nossos cartões, penso que pode ser feita em kk maquineta dessas ... Não tenho a certeza é quais os organismos autorizados a pedir o CC e a fazer a sua leitura ... Não entendo qual o interesse do Hotel em saber a nossa freguesia mas ... Hoje em dia arranjam maneira de burlar com tudo ... Já não se pode confiar em nada nem em ninguém | |
|
| |
a_velhinha_analucia Membro d'Ouro
Inscrição : 20/01/2010 Nº de Mensagens : 1423 País : Emprego/lazer : empregada mas nao muito... Humor : tem dias.... Rainha do mês :
| Assunto: Re: cartão do cidadão Seg 17 Jan - 18:32 | |
| mas atençao que para saberem certos dados como a morada nos temos de dar um codigo certo??
penso eu.... | |
|
| |
Hello Kitty Admin
| Assunto: Re: cartão do cidadão Ter 18 Jan - 9:49 | |
| Eu pensei que essa máquina só iria estar nas repartições públicas, bancos, correios e pouco mais Agora num Hotel, não se justifica! | |
|
| |
rya Membro Diamante
Inscrição : 08/01/2008 Nº de Mensagens : 12624 País :
| Assunto: Re: cartão do cidadão Ter 18 Jan - 10:55 | |
| sendo assim qualquer pessoa tem acesso aos nossos dados!!! Ainda nao tenho o cartao de cidadao estava convencida, porque já mo disseram, que so com um codigo fornecido pelas finanças é que se podia ter acesso á nossa pagina de dados e poderia ser lido em qualquer caixa multibanco | |
|
| |
gargula Membro Diamante
Inscrição : 18/02/2008 Nº de Mensagens : 5781 País : Emprego/lazer : Técnica Administrativa Humor : ha dias e dias ... lol
| Assunto: Re: cartão do cidadão Ter 18 Jan - 15:03 | |
| Não quero entrar em erro mas penso que o codigo serve apenas para fazermos alterações aos dados ... | |
|
| |
Fénix caloiro
Inscrição : 17/01/2011 Nº de Mensagens : 68 País :
| Assunto: Cartao de cidadao Ter 18 Jan - 21:00 | |
|
Por acaso nunca tinha pensado nisso mas dá que pensar e realmente é preocupante. Obrigada por teres partilhado .
| |
|
| |
susyc caloiro
Inscrição : 09/01/2011 Nº de Mensagens : 16 País :
| Assunto: Re: cartão do cidadão Ter 18 Jan - 22:29 | |
| Nunca tinha pensado neste assunto. Então é verdade que qualquer pessoa que tenha um leitor de cartões poderá ter acesso a dados muito pessoais. Obrigada pela partilha | |
|
| |
Paula22 Membro Diamante
| Assunto: Re: cartão do cidadão Qua 19 Jan - 11:13 | |
| - gargula escreveu:
- Não quero entrar em erro mas penso que o codigo serve apenas para fazermos alterações aos dados ...
Também acho que seja. | |
|
| |
a_velhinha_analucia Membro d'Ouro
Inscrição : 20/01/2010 Nº de Mensagens : 1423 País : Emprego/lazer : empregada mas nao muito... Humor : tem dias.... Rainha do mês :
| Assunto: Re: cartão do cidadão Qua 19 Jan - 14:24 | |
| - Paula22 escreveu:
- gargula escreveu:
- Não quero entrar em erro mas penso que o codigo serve apenas para fazermos alterações aos dados ...
Também acho que seja. iso e tem tb um codigo para a morada... | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: cartão do cidadão | |
| |
|
| |
| cartão do cidadão | |
|