nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher
 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistrarRegistrar  EntrarEntrar  

 

 Cartão do Cidadão pedido por 1,6 milhões de portugueses

Ir para baixo 
AutorMensagem
moranguita
Membro Diamante
Membro Diamante
moranguita


Feminino
Aquário Búfalo
Inscrição : 30/06/2008
Nº de Mensagens : 18904
País : Cartão do Cidadão pedido por 1,6 milhões de portugueses Por10
Humor : bom por norma
Rainha do mês : Cartão do Cidadão pedido por 1,6 milhões de portugueses 23686410 Cartão do Cidadão pedido por 1,6 milhões de portugueses 23686410 Cartão do Cidadão pedido por 1,6 milhões de portugueses 23686410 Cartão do Cidadão pedido por 1,6 milhões de portugueses 23686410 Cartão do Cidadão pedido por 1,6 milhões de portugueses 23686410

Cartão do Cidadão pedido por 1,6 milhões de portugueses Empty
MensagemAssunto: Cartão do Cidadão pedido por 1,6 milhões de portugueses   Cartão do Cidadão pedido por 1,6 milhões de portugueses EmptySáb 11 Jul - 11:31

Mais de 1,6 milhões de pessoas já pediram o Cartão do Cidadão, o novo documento que está a intrigar os portugueses habituados a sorrir para a fotografia. É que normas internacionais obrigam a uma expressão neutra, de boca fechada


Além da utilização que todos lhe dão no dia-a-dia quando se dirigem aos serviços públicos em Portugal, o Cartão do Cidadão é também reconhecido como documento de viagem no Espaço Schengen e cumpre as normas impostas pela Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO, na sigla em inglês).

Questionado pela Lusa, o gabinete da secretária de Estado da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, informou que os requisitos para as fotografias estão determinados nas normas da ICAO, impondo-se que, numa imagem focada, «a face do cidadão deve estar centrada, em pose frontal, com os olhos abertos e visíveis, a boca fechada, uma expressão neutra e de preferência com fundo liso e claro».

Além de recomendações técnicas, as normas ICAO incidem também na parte mais funcional, para garantir «a correcta identificação do cidadão em qualquer circunstância, evitando-se dúvidas e riscos para a segurança internacional, nomeadamente situações de usurpação de identidade», segundo a mesma fonte.

Os cidadãos estão ainda a habituar-se ao novo documento electrónico, que substitui o Bilhete de Identidade e os cartões do Serviço Nacional de Saúde, de contribuinte e da segurança social, mas, segundo o Governo, não é preciso uma revolução tecnológica para usar o cartão.

Os números inscritos nos outros cartões mantêm-se visíveis no Cartão do Cidadão: na frente, o de identificação civil; no verso, os de contribuinte, segurança social e saúde.

Assim, atesta o Governo, «não é necessário os serviços públicos possuírem um leitor» electrónico para identificar o cidadão.

Os leitores permitem aceder à morada do cidadão, o único dado não impresso no cartão e cuja leitura depende da introdução, pelo próprio, de um código pessoal, pelo que o Governo entende serem dispensáveis.

«Os serviços públicos deverão adquirir o leitor apenas e só se precisarem de confirmar a morada do cidadão», mas, em princípio, este dado já está nos sistemas informáticos dos diferentes serviços públicos - como é o caso das finanças, saúde e segurança social, entre outros -, «dispensando por isso os leitores», considera a tutela.

Os próximos anos serão de coexistência entre o novo cartão e o velho sistema, mas o Governo não antevê problemas no que diz respeito à identificação dos cidadãos, ainda confrontados com os tradicionais formulários que requerem data e local de emissão do BI.

«Nada acrescentam às necessidades de informação dos serviços públicos para a prestação de um serviço público de qualidade, resultando apenas de hábitos de anos ou décadas de convivência com o Bilhete de Identidade», considera a fonte.

De acordo com o gabinete, têm sido realizadas acções de sensibilização junto de serviços públicos e privados para se adaptarem à nova realidade.

Para o Executivo, está em curso um projecto que exige «um trabalho de colaboração bastante complexo entre os muitos serviços envolvidos», sendo natural que a adaptação demore algum tempo.

Lusa / SOL
Ir para o topo Ir para baixo
http://docesdamoranguita.blogspot.com
 
Cartão do Cidadão pedido por 1,6 milhões de portugueses
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Cartão do Cidadão obriga portugueses a votar no concelho ond
» cartão do cidadão
» Crianças com cartão do cidadão obrigatório a partir de Março
» Crianças com cartão do cidadão obrigatório a partir de Março
» golpe com cartão de crédtio

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
nosmulheres :: Temas em geral :: Banca dos jornais-
Ir para: