Uma sugestão para amantes de flores e de arquitetura paisagista (vídeo)
Se gosta de flores e jardinagem, rume a norte. Até 31 de outubro de 2011 realiza-se mais uma edição do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima.
O festival, que constitui já um marco na historia da vila mais antiga de Portugal, foi nesta edição subordinado ao tema «A Floresta no Jardim», em homenagem ao Ano Internacional das Florestas, que se comemora este ano.
Mais uma vez, à semelhança de anos anteriores, milhares de visitantes nacionais e estrangeiros passaram pelo terreno contíguo à margem do Rio Lima durante o período das suas férias de verão. Se ainda não teve oportunidade, aproveite as próximas semanas para o fazer e, enquanto isso, recorde algumas das criações que estiveram em exposição em anos anteriores. Para ver o vídeo da edição de 2009 do certame, clique aqui. Fique também a conhecer 11 dos mais emblemáticos jardins que estiveram a concurso em edições anteriores:
Blank Garden (Portugal)
Blank Garden foi a materialização de um jardim em estado de Kaos. Aqui o caos, tema que inspirou a edição de 2009, era maioritariamente físico. Uma teia irregular prolongava-se por todo o espaço e dificultava a movimentação. A conceção desta ideia esteve a cargo de Ângela Ribeiro da Silva e Maria Teresa Costa (estudantes).
Dark Rift – Fenda Escura (França)
Do lado esquerdo do estado de caos apresentado, encontravam-se herbáceas que se adaptavam a terra magra e a condições ambientais hostis. Do lado direito do caminho havia um jardim artificial que simbolizava a eterna luta do Homem contra o caos. Aqui, a estrutura era idêntica à do lado contrário, representando um reflexo distorcido da parte natural do jardim. Emmanuel de France, Arnaud Dambrine, Sebastien Demont e Hortense Reynaud (arquitetos) foram os autores do projeto.
O Jardim do Aviso Global (Irlanda)
Central para o projeto era um grande globo metálico que representa a terra, aqui observada em equilíbrio precário num montículo de rochas, da qual irradiam uma série de setas vermelhas, numa figuração do sangue vital do planeta escorrendo lentamente. Este jardim foi assinado por Annapurna Garden (designer), Keith Double (arquiteto paisagista) e Paul Cox (paisagista).
El Kaos del Universo - O Kaos do Universo (Espanha)
Este jardim inspirava-se no tema dos fractais como instrumentos de conhecimento das leis do mundo. O Kaos do Universo é um fractal que se transforma em plantas, percursos, pavimentos, bolas e elementos que querem dar, coma sua aparente confusão, a ideia do caos cósmico. A conceção esteve a cargo da Annaparch - Arquitectura y Paisaje, por Anna Paola Cipolloni e Ana Garcia Maso (arquitetas paisagistas).
http://mulher.sapo.pt/lazer/dicas/festival-internacional-de-jard-1093758.html