O aparecimento «inesperado» de baratas em vários prédios na zona de Telheiras, em Lisboa, está a preocupar vários moradores, que alegam que esta situação «nojenta» se deve à falta de limpeza dos esgotos na zona, informa a agência Lusa, que confirmou a situação com residentes.
Vanessa Gonçalves de Azevedo, de 34 anos, mora na Rua Professor Mário Chicó há 26 anos, em Telheiras, Lisboa, e conta que «nunca tinha acontecido tal coisa» no prédio onde reside. O «surto» de baratas verifica-se desde o Verão do ano passado e agrava-se com o calor, não sendo a única moradora a queixar-se: «Temos convivido com esta situação e não há desbaratização, feita no local, que nos valha, já que o problema dos esgotos se mantém».
«Casas estão doentes»
«No Verão passado, o meu vizinho de cima queixou-se do facto de ter a casa invadida por baratas», contou a moradora, acrescentando que já matou quatro em dez minutos esta semana em sua casa.
Segundo Vanessa Azevedo, a empresa gestora dos condomínios, Habitalimpa, diz que é a Câmara Municipal de Lisboa (CML) que deve limpar os esgotos e, como «não o tem vindo a fazer, é por isso que este problema se agrava». «Quando reclamei à Habitalimpa disseram-me que a CML estava a tratar do problema e que havia mais reclamações de moradores da zona», disse, pensando que a situação tinha sido resolvida com a redução de baratas no bairro no Outono/Inverno.
Com o regresso do calor, a situação repete-se, preocupando os moradores relativamente às crianças que habitam no bairro. «Parece-me grave que esta situação se arraste há um ano, tendo, aparentemente, a CML conhecimento», criticou Vanessa Azevedo, exigindo que se tomem «medidas sérias e eficazes urgentemente».
Limpezas estão a ser feitas
Contactada pela Lusa, fonte da Habitalimpa diz que a CML tem efectuado limpezas aos esgotos das ruas de Telheiras, mas este tipo de insectos não desaparece, antes pelo contrário, vai «instalar-se» nos prédios da mesma rua.
Sendo assim, a melhor solução será, mesmo, segundo a mesma fonte, efectuar várias desinfestações nos vários prédios das ruas desta zona lisboeta, pois esta rua «não é a única» que está a ser afectada pela «praga de baratas». «Vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance», garantiu a mesma fonte, alegando não ter a responsabilidade total sobre o assunto.
Confrontado, também, com as críticas, o director do departamento de Higiene Urbana, da CML, garante que a limpeza dos esgotos na zona de Telheiras tem sido, efectivamente, realizada nos últimos meses, pois a CML, quando solicitada, «actua sempre que é necessário», tal como foi o caso.
De acordo com o responsável, a melhor solução para esta situação é a desinfestação nas zonas afectadas, tal como já foi efectuado em duas ruas de Telheiras, garantindo que hoje mesmo actuarão na Rua Professor Mário Chicó, esperando, efectivamente, que a situação fique normalizada.
in diario.iol.pt