nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher
 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistrarRegistrar  EntrarEntrar  

 

 O lanche do seu filho

Ir para baixo 
AutorMensagem
Jann
Membro Diamante
Membro Diamante
Jann


Feminino
Câncer Cachorro
Inscrição : 09/01/2008
Nº de Mensagens : 5414
País : O lanche do seu filho 179010
Art.do mês : O lanche do seu filho 18994310

O lanche do seu filho Empty
MensagemAssunto: O lanche do seu filho   O lanche do seu filho EmptySeg 30 Jun - 8:06

O lanche do seu filho

Saúde e Alimentação Infantil

De um inquérito recente realizado em Portugal por uma revista de Defesa do Consumidor, conclui-se que lanchar não é, infelizmente, um hábito entre os nossos jovens. Mais de metade dos adolescentes declara não o fazer diariamente.

A repartição de refeições

Instituir diversas refeições diárias repartidas ao longo do dia – cerca de cinco ou seis – em detrimento de duas (almoço e jantar) é um hábito basilar para uma alimentação saudável.
Deveremos, com efeito, considerar as seguintes refeições: pequeno-almoço, refeição ligeira intermédia, almoço, lanche, jantar, ceia; de forma a que o intervalo entre as mesmas não exceda em muito as 3,5 horas.
Este procedimento permite que sejam progressivamente disponibilizadas ao organismo doses de nutrientes, de modo a que este os vá utilizando ao longo do dia para satisfazer as suas necessidades.

Consequências da não repartição das refeições

Estar muitas horas sem comer predispõe a hipoglicémia (falta de açúcar no sangue) que se manifesta por sintomas e sinais diversos que variam consoante as pessoas: cansaço, perda de força, desfalecimento, visão turva, confusão mental, cefaleias, irritabilidade, alterações do humor, enjoos, vómitos, tremores, problemas da articulação da fala, dificuldade dos movimentos.

A baixa de açúcar no sangue tem consequências importantes na nossa actividade diária, causando:


Dificuldades de concentração e mau rendimento escolar

Diminuição da atenção e da precisão dos movimentos no trabalho – aumento no nº de acidentes e diminuição do rendimento

Menor destreza na condução

Aumenta o apetite ao meio da manhã ou da tarde e nas refeições seguintes, levando ao consumo de maiores quantidades de comida, contribuindo para a obesidade

Diminuição da massa muscular – a falta de glicose obriga o organismo a recorrer às proteínas musculares para a produção de energia

Envelhecimento da pele.
O porquê do lanche…

O lanche é uma refeição ligeira que pretende dar resposta às necessidades do organismo durante o período de tempo, muitas vezes longo, que se estende entre o almoço e o jantar. A falta do lanche desencadeia fome durante a tarde o que suscita o célebre «petiscar» frequente; muitas vezes alimentos calóricos, ricos em açúcares e/ou gorduras e sem interesse nutricional. Quando chega à hora de jantar, vai sentir-se muitíssima fome e ser-se-á menos racional na escolha da ementa e das doses.

Além disso, lembre-se que após o jantar vai, na maior parte dos casos, «estacionar» em casa e, portanto, terá mais dificuldade e digerir a refeição e em gastar a energia.

Este tipo de práticas predispõem diabetes e obesidade.

Como deve organizar o seu lanche

Na escolha do seu lanche varie o mais possível, mas tenha presentes os seguintes alimentos:


Leite: fornece proteínas de elevado valor biológico, minerais (Cálcio e outros), vitaminas. O leite é o melhor fornecedor de cálcio. A obtenção deste mineral nos outros alimentos está bastante mais dificultada, além de estar disponível em menor quantidade.

Cereais e derivados: pão, cereais, papas de flocos de aveia, etc., são presenças mandatórias em qualquer mesa já que são fornecedores de açúcares complexos/amido, que permitem o fornecimento contínuo de energia, de acordo com as nossas necessidades ao longo da tarde. A manutenção de um nível estável de açúcar no sangue permite um controlo do apetite e dos picos de insulina. São praticamente isentos de gordura e fornecem proteínas vegetais, ferro vitaminas e fibras.

Frutos: privilegie a fruta fresca, tente variar ao máximo, tendo em consideração as frutas que já ingeriu em refeições anteriores.

Gorduras: manteiga ou margarina – magras se tem problemas de colesterol. Não se esqueça que são fonte de ácidos gordos essenciais e vitaminas A, D e E e devem constituir, no máximo, 30% das necessidades energéticas diárias.

Portanto, tendo em consideração estes pressupostos crie espaço para o lanche das suas crianças de modo a que sejam satisfeitas as suas necessidades, ficando assim garantido o seu crescimento saudável.

Fonte: Sapo Bebé
Ir para o topo Ir para baixo
 
O lanche do seu filho
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Degolou o filho e....
» António Oliveira processa o filho
» Filho de Carlos Martins sofre de leucemia
» Separados: Filho na base da desavença
» o bolo de anos do meu filho (nao se riam looll)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
nosmulheres :: Ser mulher :: Mamãs e bebés :: Alimentação infantil-
Ir para: