nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher
 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Estado penaliza pensionistas

Ir para baixo 
AutorMensagem
Ana Isabel
Membro d'Ouro
Membro d'Ouro
Ana Isabel


Feminino
Peixes Macaco
Inscrição : 10/01/2008
Nº de Mensagens : 2258

Estado penaliza pensionistas Empty
MensagemAssunto: Estado penaliza pensionistas   Estado penaliza pensionistas EmptyQui 13 Nov - 11:25

Os reformados da Função Pública com pensões superiores a 611 euros vão descontar sobre 14 meses para a ADSE, depois de o ministro das Finanças ter garantido em Abril que a situação, considerada "injusta" pelo provedor de Justiça, seria corrigida. Os aposentados com rendimento inferior a esses 611 euros brutos estão totalmente isentos.


O secretário de Estado do Orçamento, Emanuel dos Santos, anunciou ontem que todos os aposentados que ganham mais de 611 euros por mês vão continuar a descontar 1% do valor da pensão, durante 14 meses, para a ADSE, decisão que abrange mais de 300 mil pessoas. O Governo estipulou que a taxa a pagar começa nos 1% da reforma e aumenta 0,1 pontos percentuais por cada ano até chegar aos 1,5%.

A decisão apanhou de surpresa os sindicatos da Administração Pública que acusam o Governo de "faltar à palavra". O secretário-geral da Frente Sindical da Administração Pública (FESAP), Nobre dos Santos, recorda que, "quando se faz uma promessa, é para cumprir.

Para José Abraão, do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (SINTAP), a decisão "não é correcta", porque vai contra as "expectativas dadas em Abril". Ao CM, o Ministério das Finanças garante que o Governo não faltou à palavra. "O ministro disse apenas que a situação seria analisada, discutida e corrigida" e que com esta decisão "foi corrigida a disparidade", dado que a partir de Janeiro tanto pensionistas como novos trabalhadores descontarão sobre 14 meses.

GOVERNO "NÃO NEGOCEIA"

l Os sindicatos acusam o Governo de apenas "comunicar e não negociar", depois da inflexibilidade do Executivo na aceitação de contrapropostas das estruturas sindicais.

O presidente do Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE), Bettencourt Picanço, acusou ontem o Governo de ter uma posição "ditatorial", por "ter entrado nas negociações com um aumento salarial proposto de 2,9% e não ter mudado em nada a proposta". As declarações surgem depois de o STE ter apresentado uma contraproposta para um aumento salarial de 3,5%, o que significava um recuo dos 4% inicialmente defendidos.

Dada a postura do Governo, os sindicatos ponderam agora uma manifestação nacional para os funcionários públicos mostrarem o seu descontentamento.

SAIBA MAIS

NOVOS TRABALHADORES

Os novos funcionários públicos que comecem a trabalhar a partir de Janeiro vão passar a descontar para a ADSE sobre 14 meses, enquanto os actuais trabalhadores continuam a descontar sobre 12 meses.

1000 euros é o valor médio das pensões na Função Pública. A taxa de 1% da ADSE obriga a descontar dez euros por mês, durante 14 meses.

2008

Os pensionistas começaram a descontar para a ADSE em 2008 1% do salário-base.

PERSEGUIÇÃO

Para Bettencourt Picanço, do STE, o Governo está a fazer uma "perseguição aos trabalhadores do Estado", exigindo 14 meses de descontos.

in correiodamanha.pt
Ir para o topo Ir para baixo
http://miss-gourmet.blogspot.com
 
Estado penaliza pensionistas
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» contribuintes vão pagar benefício a pensionistas
» OMS não vai declarar estado de pandemia
» Chuva de ovos recebe secretários de Estado da Educação
» Estado herda contas perdidas
» Estado de emergência decretado no Haiti

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
nosmulheres :: Temas em geral :: Banca dos jornais-
Ir para: