Benefícios fiscais para veículos eléctricos
José Socrates anunciou algumas das medidas previstas para incentivar a comercialização deste tipo de automóveis
O Governo vai não só oferecer benefícios fiscais a quem adquirir automóveis eléctricos, como vai apoiar a construção de uma rede de 1300 postos de abastecimento de energia eléctrica, em território nacional, até 2010. As medidas foram anunciadas pelo primeiro-ministro, José Sócratesm durante a assinatura do acordo entre o Governo português e a Renault-Nissan.
“Imaginem por um minuto uma cidade onde só há carros eléctricos, onde não há emissões de CO2. Imaginem uma cidade em que os seus cidadãos se habituam a viver com carros que não tem emissões, tem boa qualidade do ar e que não fazem barulho”, salientou o primeiro-ministro, em declarações transmitidas pela TSF.
Mas isto só será possível se o Governo cumprir o que se comprometeu a fazer: criar uma rede de abastecimento de energia eléctrica, mais concretamente 1300 postos, em território nacional, até 2010, altura em que serão comercializados os primeiros veículos. E se, tal como anunciado por José Sócrates, forem criados benefícios fiscais que incentivem à comercialização e aquisição desse tipo de veículos.
“Decidimos antes que o imposto de circulação não seria pago para carros eléctricos, mas decidimos agora que vamos dar um beneficio fiscal de cerca de 800 euros e daremos também uma isenção fiscal às empresas empresas, que optem por carros eléctricos nas suas frotas”, acrescentou o primeiro-ministro.
O preços dos automóveis eléctricos, que a Renault-Nissam promete serem ultra-silenciosos, não poluentes e com uma autonomia de 160 quilómetros, deverá ser semelhante aos dos veículos tradicionais.
Fonte: msn – notícias