A proposta foi lançada no início do Plenário Nacional de Sindicatos da CGTP, que ao longo desta quarta-feira, em Lisboa, vai discutir o plano de acção que a central vai desenvolver ao longo do ano de 2009.
Ao longo de mais de meia hora, Carvalho da Silva fez uma análise da actual situação político-sindical e deixou várias linhas de orientação aos sindicalistas presentes.
Propôs nomeadamente que estes assumissem o compromisso de "agir de forma determinada" em defesa do emprego, de melhores salários e pensões, da efectividade da contratação colectiva e promoção de reivindicações concretas. Preconizou ainda o combate aos efeitos da revisão do Código do Trabalho.
O dirigente sindical falou ainda da crise que afecta o país, afirmando que "o problema não é da sociedade, mas sim do sistema".
"A situação económica do país tem causas e responsáveis: as políticas que têm sido seguidas", disse Carvalho da Silva, acrescenrtando que num ano de eleições "é importante identificar as causas e os responsáveis".