nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher
 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Governo aprova hoje passagem a fundação de três instituições

Ir para baixo 
AutorMensagem
moranguita
Membro Diamante
Membro Diamante
moranguita


Feminino
Aquário Búfalo
Inscrição : 30/06/2008
Nº de Mensagens : 18904
País : Governo aprova hoje passagem a fundação de três instituições Por10
Humor : bom por norma
Rainha do mês : Governo aprova hoje passagem a fundação de três instituições 23686410 Governo aprova hoje passagem a fundação de três instituições 23686410 Governo aprova hoje passagem a fundação de três instituições 23686410 Governo aprova hoje passagem a fundação de três instituições 23686410 Governo aprova hoje passagem a fundação de três instituições 23686410

Governo aprova hoje passagem a fundação de três instituições Empty
MensagemAssunto: Governo aprova hoje passagem a fundação de três instituições   Governo aprova hoje passagem a fundação de três instituições EmptyQui 5 Fev - 9:53

O Governo aprova hoje a transformação das Universidades do Porto e Aveiro e do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) em fundações públicas com regime de direito privado.

Segundo o decreto-lei que será hoje discutido em Conselho de Ministros, a que a Agência Lusa teve acesso, aquelas três instituições mostraram estar satisfeitas "as condições fixadas pela lei e assegurado, no seu universo consolidado, um montante de receitas próprias superior a 50 por cento do total da receita".

Com o Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES) publicado em Diário da República em Setembro de 2007 ficou aberta a possibilidade das instituições de ensino superior públicas requererem ao Governo a sua transformação em fundações "com fundamento nas vantagens da adopção deste modelo de gestão e de enquadramento jurídico para o presseguimento dos seus objectivos".

Foi o que fizeram as Assembleias Estatutárias da Universidade de Aveiro, da Universidade do Porto e do ISCTE (Lisboa), que solicitaram ao Governo a abertura de um processo negocial, no qual apresentaram à tutela um relatório acerca das implicações dessa transformação sobre a organização, gestão, financiamento e autonomia da instituição.

"No âmbito do processo negocial foram igualmente acordadas as bases dos contratos-programa a celebrar entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e as três instituições de ensino superior", lê-se no diploma.

No caso das instituições de ensino superior, as fundações públicas vão caracterizar-se por se regerem pelo direito privado no que toca à gestão financeira, patrimonial e de pessoal, podendo ainda criar carreiras próprias para o seu pessoal docente e investigadores.

Por outro lado, são financiadas pelo Estado, através das dotações do Orçamento de Estado, definidas em função de critérios comuns a todas as instituições públicas e através de contratos plurianuais de duração não inferior a três anos, de acordo com objectivos de desempenho.

A Universidade do Porto contava no último ano lectivo com 29 mil alunos e quase 2.300 docentes e investigadores, enquanto a Universidade de Aveiro tem inscritos cerca de 13.400 estudantes e um corpo docente de cerca de 1000 pessoas. O ISCTE contava o ano passado com 6.980 alunos e 398 professores.
Ir para o topo Ir para baixo
http://docesdamoranguita.blogspot.com
 
Governo aprova hoje passagem a fundação de três instituições
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Governo Regional decretou para hoje fim da crise
» Assalto a caixas multibanco de três em três dias
» José Mourinho doa Bola de Ouro à Fundação Bobby Robson
» Parlamento aprova casamento entre pessoas do mesmo sexo
» Natal e Passagem de ano sem recolha lixo

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
nosmulheres :: Temas em geral :: Banca dos jornais-
Ir para: