- A instalação da totalidade dos painéis informativos sobre os preços dos combustíveis nas auto-estradas, agendada para o final de Fevereiro, vai falhar novamente o prazo, afirmou à Lusa o secretário-geral da Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (APETRO).
O atraso na instalação dos 80 painéis deve-se, segundo José Horta, a problemas de licenciamento e ao mau tempo que se fez sentir no país.
"Até ao final de Fevereiro, estarão instalados alguns painéis, mas não todos. O processo é mais demorado do que se possa pensar", afirmou.
Segundo José Horta, a instalação dos painéis envolve trabalhos de construção civil, que não foram possíveis de realizar com o mau tempo, e envolve também cortes de faixas nas auto-estradas.
Para além disso, dezasseis projectos tiveram que ser revistos e sujeitos à prestação de esclarecimentos adicionais porque não estavam de acordo com o preconizado pela lei, explicou José Horta.
A primeira data apontada para a instalação dos painéis informativos sobre os preços dos combustíveis nas auto-estradas foi Novembro do ano passado.
Depois de vários atrasos, justificados pela APETRO com a falta de autorizações por parte do InIR-Instituto de Infraestruturas Rodoviárias, foi apontado o final de Fevereiro como novo prazo.
José Horta escusa-se agora a avançar com uma nova data para a instalação total dos painéis, afirmando que o "importante é que o processo vai arrancar".
A APETRO adjudicou a execução e colocação dos 80 painéis à Tracevia, num investimento total de 1,5 milhões de euros.
O Governo decidiu em Junho do ano passado, em plena crise de alta dos preços dos combustíveis, acelerar a aplicação da recomendação feita pela Autoridade da Concorrência há 4 anos e que já tinha sido prometida pelo Executivo em 2006.
Os painéis informativos vão permitir aos automobilistas comparar os preços dos principais combustíveis nos três postos de abastecimento seguintes ao longo do percurso na auto-estrada.