A Organização Mundial de Saúde (OMS) diz que a ameaça de pandemia por causa do vírus da gripe suína é cada vez maior, numa altura em que o número de mortes «suspeitas» no México subiu, embora as vítimas fatais confirmadas tenham descido de 20 para sete.
O novo balanço de mortes «suspeitas» provocadas pela gripe suína no México subiu para 159, contra as 152 de antes, mas o das mortes «confirmadas» pelas análises caiu de 20 para sete, avançou o ministro mexicano da Saúde, José Angel Cordova.
O número dois da Organização Mundial de Saúde, Keiji Fukuda, está apreensivo com o evoluir da situação.
«Estamos cada vez mais perto de uma pandemia. Já tínhamos dito que este é um vírus com grande potencial pandémico, estamos agora a verificar qual a facilidade de transmissão», afirma.
A Costa Rica já entrou no mapa dos países afectados pela doença, com dois casos confirmados de gripe suína, enquanto esta madrugada ficou a saber-se que no Canadá foram surgiram sete novo casos, com um total de 13 pessoas infectadas.
Cuba suspendeu durante 48 horas todos os voos com destino e provenientes do México, o mesmo aconteceu na Argentina que vai manter a medida até à próxima segunda-feira.
Algumas companhias de cruzeiros e outras entidades ligadas ao turismo já anunciaram a suspensão de viagens para o México.
Neste que é o país mais afectado pela gripe suína todos os sítios arqueológicos foram encerrados ao público «até à nova ordem» e «em conformidade com as disposições sanitárias federais».
As autoridades culturais do país anunciaram também o encerramento de restaurantes, bares, cafés e discotecas, enquanto a Federação Mexicana de Futebol impôs que todos os jogos passem a acontecer à porta fechada.
O embaixador de Portugal na Cidade do México, Francisco Falcão, conta que perante os prejuízos já se levantaram várias vozes, preocupadas com o facto de continuarem a pagar impostos mesmo sem terem lucro.
A Comissão Europeia reúne-se, esta quarta-feira, com representantes da indústria farmacêutica para fazer o ponto de situação sobre os medicamentos disponíveis no mercado, caso seja necessário responder a uma pandemia de gripe suína.