Benavente: Diogo, Tiago e Afonso foram ontem sepultados
Insultos à mãe no funeral dos filhos
Os três irmãos – Diogo, de 12 anos, Tiago, de seis, e Afonso, de apenas dois anos – que morreram no incêndio num prédio devoluto no Pinhal Novo foram ontem sepultados no cemitério de Benavente. A cerimónia fúnebre foi marcada pela divisão familiar e pelos insultos que alguns populares proferiram contra a mãe das crianças, Maria Florinda Valente Alves.
Eram 16h30 quando os três pequenos caixões brancos foram colocados lado a lado à frente do altar na Igreja Matriz de Benavente. Rosa, de 19 anos, uma das irmãs dos menores, estava sentada na primeira fila e chorava convulsivamente, amparada por uma prima. Juliana, de 21 anos, a irmã que estava com as três crianças na fatídica noite, estava na mesma fila mas separada de Rosa por cinco pessoas. A dar-lhe o ombro não estava o namorado, Nuno, porque Florinda pediu que não fosse. Mas estava um irmão de quem a família nunca falou. Afinal eram oito e não sete os filhos de Maria Florinda Alves.
Micael é o mais velho de todos e é filho do mesmo pai de Juliana e de Rosa. "A mãe nunca ligou muito a este filho, mas é muito bom rapaz, talvez o mais certo da família", disse uma vizinha de Florinda, sublinhando que o rapaz casou, tem um filho e seguiu a carreira militar.
Na segunda fila estava a mãe , vestida com uma t-shirt preta. Chorou em silêncio durante toda a cerimónia. O pai, Luciano Ribeiro, estava numa fila do lado direito do altar, sozinho de olhos postos no chão.
O povo falava em surdina, mas não ousou perturbar o sermão do padre. Ouvia-se aqui e ali: "Tenho pena é das crianças" e "ela é que devia estar ali". Quarenta e cinco minutos depois, o cortejo fúnebre saiu em direcção ao cemitério.
Foi no momento em que a terra cobriu os caixões – ficaram todos na mesma sepultura comum – que o silêncio terminou. "Agora já podes sair à noite", disse uma mulher contra a mãe. "Como foste capaz de deixar os filhos com a drogada", dizia uma mulher, referindo-se a Juliana. Florinda, Juliana, Rosa e Luciano ouviram tudo sem reacção.
PORMENORES
O NAMORADO
Nuno, o namorado de Juliana, afirmou ontem ao CM que tentou salvar as três crianças e que não foi o primeiro a sair, mas o último. "Fui ao quarto mas não responderam e eu já não via nada com o fumo. Quando vi as chamas saltei da janela."
OITO FILHOS
Maria Florinda Alves tem oito e não sete filhos. Micael é o mais velho e tal como Juliana e Rosa é filho de uma relação anterior. Assim, filhos de Luciano são quatro, Hugo de 14 e a bebé de 15 meses (que foram institucionalizados) e os três meninos que faleceram.
FAMÍLIA
Florinda foi acusada no funeral de deixar os filhos sozinhos para ir ao café. De deixar a bebé andar cheia de piolhos. As irmãs, Juliana e Rosa não falaram. Micael deu um abraço à mãe e saiu. Luciano Ribeiro foi amparado pelos amigos.
Sónia Trigueirão
correio da manhã