vivie Membro Diamante
Inscrição : 27/05/2008 Nº de Mensagens : 6876 País : Emprego/lazer : de momento em casa Humor : neste momento quase nada me faz sorrir... Rainha do mês :
| Assunto: Beterraba Qua 16 Set - 20:33 | |
| |
|
Beterraba |
Associada a uns frascos com rodelas encarnadas mergulhadas em açúcar e vinagre, a desprezada beterraba agora aparece nas prateleiras dos supermercados. |
|
|
Benefícios Os benefícios da beterraba são tão grandes e variados que é difícil saber por onde começar. Tem uma importante acção de depuração e de fortalecimento do sistema imunitário, estendendo-se os seus efeitos benéficos a todo o organismo. O seu elevado conteúdo de antioxidantes é útil no combate às infecções. Tem uma acção profunda na estimulação da circulação e na produção de glóbulos vermelhos, limpando e purificando o sangue, o que lhe permite transportar os nutrientes por todo o corpo e combater a anemia. Na Europa de Leste, as suas propriedades de limpeza do sangue são de tal modo respeitadas que é usada no tratamento da leucemia. O teor de ferro e de açúcar da beterraba fortalece e dá energia, estimulando a memória e a concentração. Apesar de doce, é muito pouco calórica e rica em hidratos de carbono, bem como em vitaminas e minerais essenciais – betacaroteno (que o organismo transforma em vitamina A), vitaminas B6 e C, ácido fólico, manganés, ferro, potássio e fósforo. Órgãos vitais A beterraba protege muitos dos nossos órgãos vitais. Reforça o funcionamento dos rins, vesícula biliar e fígado e combate a formação de cálculos renais. É um anti-inflamatório natural, ajudando a atenuar as reacções alérgicas. Dada a sua acção sobre o sangue, a beterraba pode ser muito útil no alívio de problemas ligados à menstruação, como a anemia causada por períodos abundantes, ou como regulador do ciclo menstrual. Pode também ajudar a reduzir os problemas provocados pela menopausa. A beterraba contém antioxidantes importantes que previnem a doença. Fortalece ainda o sistema linfático - a primeira linha de defesa do organismo contra a doença -, sobretudo se ingerida em sumo. Escolher, guardar e usar | |
Escolha beterrabas firmes, vermelho-púrpura a pele inteira, de preferência as de cultura biológica ainda com a rama. Verifique a sua frescura pelas folhas, que deverão ser verdes. Pode incluir a beterraba em diversos pratos; normalmente, serve-se cozinhada, mas pode também ser consumida crua em saladas, ralada ou em rodelas finas. É muito utilizada na cozinha do leste europeu. O sumo de beterraba é altamente fortificante e, se o misturar com cenoura, espinafres e couve, obterá um cocktail extraordinariamente saudável. Muitas pessoas que não gostam de comer beterraba apreciam o seu sumo adocicado, sobretudo quando misturado com o de outros legumes mais apimentados ou amargos. Inclua a rama no sumo, pois esta contém outros nutrientes. A única desvantagem conhecida da beterraba é manchar a roupa. Tome cuidado. Benefícios - Elimina as toxinas - Fortalece os sistemas imunitário e circulatório - Fortalece o sangue e combate a anemia - Combate infecções. Inflamações e cálculos renais - Fornece energia e dá equilíbrio http://www.seleccoes.pt/Viver/Culinaria/detalhe.asp?tipo=detalhe&ID=7041&pag=2 | |
|
phi moderador
Inscrição : 14/11/2008 Nº de Mensagens : 13325 País : Humor : variável Rainha do mês :
| Assunto: Re: Beterraba Qua 16 Set - 20:57 | |
| Qd o meu pai adoeceu e teve que fazer tratamentos agressivos
o médico mandou-lhe beber sumo de cenoura com beterraba
tb experimentei e é muito bom
eu sou fã de beterraba | |
|
moranguita Membro Diamante
Inscrição : 30/06/2008 Nº de Mensagens : 18904 País : Humor : bom por norma Rainha do mês :
| Assunto: Re: Beterraba Qua 16 Set - 22:37 | |
| e boa sim senhora
eu gosto | |
|
primata Membro Diamante
Inscrição : 22/04/2008 Nº de Mensagens : 7870 País : Rainha do mês : Coz. do mês :
| Assunto: Re: Beterraba Qua 16 Set - 22:40 | |
| eu não sou mt fã da baterraba | |
|
rya Membro Diamante
Inscrição : 08/01/2008 Nº de Mensagens : 12624 País :
| Assunto: Re: Beterraba Qui 17 Set - 9:06 | |
| | |
|
Nina caloiro
Inscrição : 28/05/2009 Nº de Mensagens : 38 País : Humor : Bem disposta
| Assunto: Re: Beterraba Qui 17 Set - 11:12 | |
| Eu sou uma consumidora de beterraba e principalmente em saladas, pois sei quais os seus benefícios e como tenho poucas plaquetas a beterraba está quase todos o dias presente nas minhas refeições, quem aprecia muito experimente utilizá-la nas saladas que é muito boa. :) | |
|
ana_lucya Membro d'Ouro
Inscrição : 09/01/2008 Nº de Mensagens : 1242 País : Emprego/lazer : cozinheiro Humor : variavel
| Assunto: Re: Beterraba Qui 17 Set - 16:02 | |
| eu gosto muito em saladas seja crua ou cozida-.. | |
|
Marz caloiro
Inscrição : 07/07/2010 Nº de Mensagens : 124 País : Emprego/lazer : Sonae
| Assunto: Re: Beterraba Qui 8 Jul - 21:07 | |
| Quando eu tinha 6 ou 7 anos tinha de beber um copo de "sumo" de beterraba todas as manhãs! Era horrivel. Custava-me um bocadinho e agora sou sincera que não como beterraba em nenhum cozinhado ou salada. | |
|