A TAP decidiu cancelar 10 dos 23 voos previstos hoje para França, devido à greve geral de 24 horas no país, a segunda este mês. A paralisação deve-se, sobretudo, à intenção do governo de Nicolas Sarkozy de aumentar a idade mínima da reforma, dos 60 para os 62 anos.
Para hoje estão previstas mais de 230 acções de rua, apoiadas pelos sindicatos e já ontem houve registo de perturbações, principalmente no sector dos transportes, na região de Paris (capital).
No passado dia 7, a greve contra a reforma do sistema de pensões afectou fortemente a circulação de transportes aéreos, ferroviários e urbanos em cerca de 100 cidades.
As greves foram convocadas pelos principias sindicatos do país que, segundo sondagens recentes, contam com o apoio de mais de 60% da população.
Para o presidente francês, Nicolas Sarkozy, trata-se da reforma mais importante do seu mandato, sendo o ponto crucial a passagem, até 2018, da idade mínima de reforma, de 60 para 62 anos.
Para auferir de uma pensão completa, os aspirantes a reformados terão de trabalhar até aos 67 anos, mais dois do que atualmente.
SIC