nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher
 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Crianças Celíacas

Ir para baixo 
AutorMensagem
issis
Membro Diamante
Membro Diamante
issis


Feminino
Peixes Macaco
Inscrição : 10/01/2008
Nº de Mensagens : 9416
País : Crianças Celíacas Por10

Crianças Celíacas Empty
MensagemAssunto: Crianças Celíacas   Crianças Celíacas EmptyDom 13 Nov - 12:12

Esta doença pode manifestar-se em qualquer idade


Uma doença que implica uma dieta especial para toda a vida.

As crianças celíacas não podem comer glúten, uma proteína presente no trigo, centeio e cevada. A doença pode manifestar-se em qualquer idade, sendo a apresentação clássica entre os 6 meses e os 2 anos, habitualmente, depois da introdução das farinhas e das papas com glúten na alimentação.
Sabemos que os pais de uma criança celíaca ficam muito alarmados quando o especialista confirma a doença. Nessa altura, são muitas as questões que querem ver esclarecidas. Para responder a algumas dessas questões, entrevistámos a Prof. Doutora Henedina Antunes, responsável pela Consulta de Gastrenterologia Pediátrica do Hospital de Braga.
Sabemos que a vigilância permanente dos pais é importante nos primeiros anos de vida, especialmente desde o momento em que a criança inicia uma dieta com alimentos que contenham glúten, quais os principais sintomas a que devem estar atentos?
Diarreia, em 10% dos casos obstipação, barriga grande, irritabilidade, não aumentar de peso, não crescer, anemia por deficiência de ferro.

“A partir de Maio de 2012 está previsto que a rotulagem seja em toda a CE absolutamente indicadora mas agora ainda não é”

É verdade que para confirmar a intolerância o médico terá de proceder a uma biópsia ao intestino? Porque não se detecta esta doença unicamente com análises?
Fazem-se análises de rastreio muito sensíveis, IgA+anticorpo anti-transglutaminase (ou em alguns centros, anti-endomísio) mas o diagnóstico definitivo é através de endoscopia digestiva alta com biopsia do intestino (duodeno) e verificação de alterações como mucosa plana (mucosa é o revestimento da parede do intestino).
Por isso a dieta sem glúten deve-se manter até à biopsia porque é um diagnóstico para toda a vida e deve ser feita a biopsia com dieta livre.

Se um dos pais for celíaco, a criança terá mais probabilidades de nascer com esta patologia?
Um terço dos familiares de celíacos têm DC. O que se herda não é a doença é a susceptibilidade, os antigénios de histo-compatibilidade e estes dão o risco da DC, se nunca contactarem com glúten não são celíacos.

Como prevenção da doença celíaca, deve apenas introduzir o glúten aos 6 meses e a mãe ainda amamentar na altura da introdução

O glúten existe nos cereais como o trigo, o centeio, a aveia e a cevada, pelo que estes estarão interditos a um celíaco. Esta interdição terá de manter-se para toda a vida?
Sim.

Se um celíaco em adulto tentar a reintrodução do glúten na alimentação sentirá o reaparecimento de alguns sintomas?
Pode sentir, mas o perigo está em não sentir e introduzir, ter mucosa plana e ficar em risco de complicações e estas serem silenciosas até implicarem a vida, por isso o diagnóstico e dieta são tão importantes.
Considerando os novos conhecimentos nas áreas da Medicina, Bioquímica, Genética e Biologia Molecular, existe já algum medicamento experimental para tratamento desta patologia?
Estão em fase experimental enzimas degradadoras de glúten mas neste momento só a dieta é o tratamento, isto é ainda uma miragem.

“ Para todas as crianças, a bebida devia ser água e só em festas poderiam, excepcionalmente, beber outras coisas”

Uma criança celíaca, após a detecção desta patologia, deverá fazer uma dieta com restrição absoluta de glúten? Quais os cuidados que os pais devem ter, no que respeita a alimentos como molhos, guloseimas e outros alimentos adquiridos já confeccionados?
Todos os cuidados, na dúvida não consumir. A partir de Maio de 2012 está previsto que a rotulagem seja em toda a CE absolutamente indicadora mas agora ainda não é.

Será que uma criança celíaca pode levar uma vida normal?
Claro, pode e deve. Deve integrar o ser celíaco na sua personalidade. Eu sou a Maria e sou celíaca, isto porque se esconderem é mais fácil não cumprir a dieta na adolescência quando os pares têm mais importância.

Para que a criança não sinta a falta do pão na sua alimentação, os pais podem substituir o pão tradicional por pão de farinha de fécula de batata ou de milho?
Sim, ou de farinha que se extraiu o glúten mas, a sua confecção deve ser feita em casa. Não é seguro comprar pão de milho em padarias dizendo que não tem glúten, fica com espaços e, habitualmente, para o pão não ter esses espaços, a padaria coloca um pouco de centeio o que é extremamente prejudicial para celíaco.

Quando a criança já tem capacidade para compreender as restrições, deve ser-lhe proporcionada toda a informação conveniente ao cumprimento da sua dieta? Qual a melhor idade para o fazer?
Eu dou logo informação. Desde o não pode, pode até o Manual de Sobrevivência para um Jovem Celíaco na adolescência.

http://familia.sapo.pt/bebe/saude_e_seguranca/mae_ideal/1159030-2.html
Ir para o topo Ir para baixo
 
Crianças Celíacas
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Crianças de Angola
» Assustar as crianças!
» Alergias alimentares nas crianças
» Os gelados fazem mal às crianças?
» Telas p/ crianças da Pintarola

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
nosmulheres :: Ser mulher :: Mamãs e bebés :: Alimentação infantil-
Ir para: