nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher
 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Crise económica impede aumento da natalidade

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
moranguita
Membro Diamante
Membro Diamante
moranguita


Feminino
Aquário Búfalo
Inscrição : 30/06/2008
Nº de Mensagens : 18904
País : Crise económica impede aumento da natalidade Por10
Humor : bom por norma
Rainha do mês : Crise económica impede aumento da natalidade 23686410 Crise económica impede aumento da natalidade 23686410 Crise económica impede aumento da natalidade 23686410 Crise económica impede aumento da natalidade 23686410 Crise económica impede aumento da natalidade 23686410

Crise económica impede aumento da natalidade Empty
MensagemAssunto: Crise económica impede aumento da natalidade   Crise económica impede aumento da natalidade EmptySex 6 Mar - 10:19

A ligeira subida da natalidade ocorrida no país em 2008 é «uma tendência que não se vai manter» devido à crise económica, consideram vários especialistas.
Por ocasião do 1.º Congresso Nacional da Maternidade, que começa esta sexta-feira em Lisboa, especialistas contactados pela agência Lusa consideram que o ligeiro aumento da taxa de natalidade registado no ano passado em Portugal é «uma tendência que não vai continuar em 2009 devido à crise económica».

«Não se vai manter porque, sejam quais forem as políticas de incentivo à natalidade é preciso que, sobretudo os casais jovens tenham uma certa segurança no trabalho», disse a alta-comisária da Saúde, Maria do Céu Machado.

«Os filhos são desejados mas também programados, e não me parece que este seja um ano muito propício para ter filhos», acrescentou a pediatra.

Em Portugal, depois de em 2007 se ter registado um mínimo histórico na natalidade (a taxa atingiu pela primeira vez um saldo negativo de menos 0,01 por cento), houve um pequeno aumento em 2008.

No entanto, os especialistas contactados explicaram que a subida em 2008 não compensa as fortes quedas nos números de nascimentos que se verificaram nos anos anteriores.

Isto apesar dos incentivos à natalidade recentemente introduzidos em Portugal, como o apoio financeiro directo às grávidas, os apoios para aumentar as creches públicas e o alargamento da licença de parentalidade, sublinhou Maria do Céu Machado.

Opinião partilhada pelo presidente do Colégio de Especialidade de Ginecologia e Obstetrícia da Ordem dos Médicos, Luís Graça, que, em declarações à Lusa, sublinhou que existem «vários aspectos» ligados à vida profissional das mulheres portuguesas que reduzem a possibilidade de estas terem mais filhos, nomeadamente as carreiras e a pressão profissional.

«Os apoios à natalidade podem aliviar algumas das dificuldades, mas não há dúvida que existe uma tendência de reduzir o número de filhos ligada a outras questões», frisou Luís Graça.

Por sua vez, a presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Elza Pais, lembrou que Portugal é dos países da Europa «com maior percentagem de mulheres a trabalharem fora de casa ou a frequentarem o ensino superior».

«As mulheres desejam ter mais filhos mas não têm condições, dado que não partilham de forma igualitária as tarefas no cuidado da família com os seus parceiros», criticou a responsável.

No entender de Maria do Céu Machado, as medidas de apoio à natalidade postas em marcha pelo Governo são «bons incentivos que reflectem alguma preocupação da tutela com a baixa da natalidade, mas que por si só não vão conseguir inverter a situação».

«Deve-se apostar mais nos apoios à primeira infância (aumento das creches públicas) e garantir a segurança no emprego de jovens casais, que devem ser apoiados através de uma política de emprego especificamente destinada», defendeu.

Já para Luís Graça, uma medida importante para apoiar a natalidade seria «se o Estado assumisse na totalidade a responsabilidade nas despesas de educação a partir do segundo ou terceiro filho».

«Mas não há condições económicas para isso», lamentou o também responsável do Serviço de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital de Santa Maria.

Os especialistas contactados consideraram ainda que, apesar da importância da imigração, esta só «funcionará como um paliativo» e não resolverá o problema da natalidade em Portugal.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 2007 houve um total de 101.023 partos em Portugal, sendo que 90.407 ocorreram em hospitais públicos e os restantes 10.616 no sector privado.

O número total de partos em Portugal em 2007 foi ligeiramente inferior ao registado em 2006, ano em que se contabilizaram, segundo os mesmos números do INE, um total de 104.296 partos.
Ir para o topo Ir para baixo
http://docesdamoranguita.blogspot.com
rya
Membro Diamante
Membro Diamante
rya


Feminino
Peixes Rato
Inscrição : 08/01/2008
Nº de Mensagens : 12624
País : Crise económica impede aumento da natalidade Por10

Crise económica impede aumento da natalidade Empty
MensagemAssunto: Re: Crise económica impede aumento da natalidade   Crise económica impede aumento da natalidade EmptySex 6 Mar - 11:57

por causa da maldita crise
nao há bebés
Ir para o topo Ir para baixo
https://nosmulheres.forumeiros.com
borboleta
estrela
estrela
borboleta


Feminino
Sagitário Cobra
Inscrição : 24/08/2008
Nº de Mensagens : 238

Crise económica impede aumento da natalidade Empty
MensagemAssunto: oi   Crise económica impede aumento da natalidade EmptySáb 7 Mar - 10:25

no meu ver axo q isso se deve mesmo à crise... pois as pessoas tendem sempre a penssar no futuro dos filhos... e hoje em dia quais são as xertexas que podemos tirar do futuro??? nenhumas... cada vex os portugueses recorrem mais a creditos devido à crise... acho que se aparexece um bébé... não iriam conxeguir consiliar as duas coisas financeiras... só se tivexem um bom ordenado...
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Crise económica impede aumento da natalidade Empty
MensagemAssunto: Re: Crise económica impede aumento da natalidade   Crise económica impede aumento da natalidade Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Crise económica impede aumento da natalidade
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Natalidade diminui e mortalidade infantil aumenta
» Conjuntura: Banco de Portugal prevê recessão económica de 0,
» Natalidade: Portugal entre oito países onde número de nasci
» Gelo impede 6000 alunos de ir hoje às aulas
» Greve geral em França contra aumento da idade da reforma

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
nosmulheres :: Temas em geral :: Banca dos jornais-
Ir para: