nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher
 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Natalidade: Portugal entre oito países onde número de nasci

Ir para baixo 
AutorMensagem
moranguita
Membro Diamante
Membro Diamante
moranguita


Feminino
Aquário Búfalo
Inscrição : 30/06/2008
Nº de Mensagens : 18904
País : Natalidade: Portugal entre oito países onde número de nasci Por10
Humor : bom por norma
Rainha do mês : Natalidade: Portugal entre oito países onde número de nasci 23686410 Natalidade: Portugal entre oito países onde número de nasci 23686410 Natalidade: Portugal entre oito países onde número de nasci 23686410 Natalidade: Portugal entre oito países onde número de nasci 23686410 Natalidade: Portugal entre oito países onde número de nasci 23686410

Natalidade: Portugal entre oito países onde número de nasci Empty
MensagemAssunto: Natalidade: Portugal entre oito países onde número de nasci   Natalidade: Portugal entre oito países onde número de nasci EmptySeg 12 Jan - 9:08

Portugal é um dos oito países europeus onde o número de nascimentos aumentou entre 1997 e 2006 graças a comunidade imigrante, indica um estudo publicado domingo pelo instituto alemão Max Planck.

O estudo refere que a imigração levou a uma melhoria dos índices de natalidade em toda a Europa, numa altura em que as percentagens de natalidade em todos os países europeus são baixos demais para manter o actual nível de população no continente.

O documento do Instituto Max Planck de Investigações Demográficas, com sede em Rostock, norte da Alemanha, adianta que em Portugal, Espanha, França, Itália, Áustria, Alemanha, Holanda e no Reino Unido, os imigrantes fizeram aumentar a taxa de natalidade de três para oito por cento entre 1997 e 2006.

Segundo o estudo, o número de nascimentos no norte e ocidente da Europa é mais elevado do que no leste e sul do continente.

Ao chamado nível de substituição da população - 2,1 nascimentos por mulher - só se aproximam, segundo o estudo, a França, Reino Unido, Irlanda e os países nórdicos, onde a natalidade oscila entre 1,8 e 2 filhos.

Os países de língua alemã e outros Estados do centro, este e sul da Europa têm índices de natalidade muito inferiores, nomeadamente entre 1,3 e 1,5 nascimentos, indica o estudo.

A diminuição de nascimentos na Europa é explicada pelos sociólogos pelo facto de as pessoas adiarem cada vez mais a constituição de uma família devido a questões de insegurança laboral e de estudos prolongados.

"Nos países nórdicos, onde a infra-estrutura para o cuidado dos menores está muito desenvolvida e onde os homens assumem com freqüência tarefas no lar, a decisão de procriar é mais fácil", sublinham os investigadores que realizaram o estudo, que será publicado pela revista especializada "Demographic Research".

Segundo os especialistas alemães, a mudança cultural e de valores em relação à constituição de uma família, no norte e no ocidente da Europa nas décadas de 60 e 70 do século XX, conduziu a uma forte queda da natalidade.

O estudo refere, no entanto, que essa tendência se inverteu e a "até agora negativa relação entre a mudança cultural e de valores face aos índices de natalidade adquire um movimento positivo".

SK.

Lusa/Fim
Ir para o topo Ir para baixo
http://docesdamoranguita.blogspot.com
 
Natalidade: Portugal entre oito países onde número de nasci
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Portugal é um dos países europeus com piores resultados
» Portugal faz parte dos seis países que salvará todas as pou
» Número de transplantes em Portugal tem aumentado
» Natalidade diminui e mortalidade infantil aumenta
» Crise económica impede aumento da natalidade

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
nosmulheres :: Temas em geral :: Banca dos jornais-
Ir para: