Para ver se me conseguia livrar dos figos que as figueiras teimam em continuar a produzir a toda a força, andei a procurar nas minhas revistas de culinária várias receitas com figos.
Encontrei esta na revista “Ementa da Semana” nr. 102… não achei a tarte nada de especial, já comi coisas muito melhores…. Mas não há dúvida que é uma tarte diferente.
1kg de figos frescos
250gr de massa folhada
75gr de manteiga
75gr de açucar
Lave e enxugue os figos e corte-os em 4 gomos cada. Coloque a manteiga numa forma de tarte, leve ao lume e deixe derreter (eu coloquei a tarteira no microondas por 1 minuto).
Junte depois o açucar e mexa. Retire do lume e disponha os figos dentro da forma.
Estenda a massa folhada e corte um disco de massa um pouco maior do que a forma.
Cubra os figos com esse disco de massa, de modo a que o bordo da massa fique dentro da forma, pressionando um pouco para que a massa adira aos figos.
Pique depois a massa com a ponta de uma faca. Leve ao forno (pré-aquecido) a 180º cerca de 35 minutos (eu deixei 45 minutos).
Retire e vire imediatamente a tarte sobre um prato. Sirva morna e se quiser acompanhe com uma bola de gelado ou natas batidas.
Nota: Quando se tira do forno a parte inferior da tarte parece estar muito aguada, mas depois de arrefecer um pouco fica mais caramelizada