| velhoses de abobora | |
|
+5aluisa moranguita rya primata lana 9 participantes |
Autor | Mensagem |
---|
lana caloiro
Inscrição : 13/12/2008 Nº de Mensagens : 82
| Assunto: velhoses de abobora Qui 18 Dez - 21:06 | |
| Estes velhoses sao os que se fazem na minha terra , Tomar. sao ops que sempre faço e ja a minha mae fazia. O meu problema e as quantidades , faço tudo a olho , ja estou habituada. La vai mais ou menos para 1k de farinha .
1k de farinha levedante 1k5 de abobora menina bem amarelinha sumo e raspa de duas laranjas um calice de aguardente uma pitadinha de canela 1colher de açucar 1colher de cha de sal fininho um quadrado de fermento do padeiro , ou duas saquetas de fermipan 6 ovos inteiros
depois decozida passa-se a abobora com a varinha magica deixando-a bem liquida. Vao-se juntando todos os ingredientes batendo a massa com as maos. Nao se deve bater demais para nao ficar elastica, e chupar muito oleo. quando começa afazer bolhinhas com uma consistencia de uma massa que se desprende da colher, deitamos um ozinho defarinha por cima , tapamos c<om um pano e deixa-mos levedar em sitio quente duranre 1h,30. Quando cresceu frita-mos tirando a massa com uma colher e moldando com outra. A fritadeira deve estar nos 180. Vamos virando para ficarem lourinhos dos dois lados. Tira-mos para cima de papel de cozinha depois de enxugarem vamos pondo numa taça funda e deitando açucar e canela que ja deve-mos ter a mistura feita.
Dica: por vezes passado dois dias ainda estao melhores para comer com cafezinho. depende do gosto de cada um, mas e um frito indispensavel na zona centro. | |
|
| |
primata Membro Diamante
Inscrição : 22/04/2008 Nº de Mensagens : 7870 País : Rainha do mês : Coz. do mês :
| Assunto: Re: velhoses de abobora Sex 19 Dez - 1:12 | |
| eu sou de coimbra e tambem se fazem lá esses velhoses, sao mt bons | |
|
| |
rya Membro Diamante
Inscrição : 08/01/2008 Nº de Mensagens : 12624 País :
| Assunto: Re: velhoses de abobora Sex 19 Dez - 9:54 | |
| velhoses nao conhecia devem ser muito bons | |
|
| |
moranguita Membro Diamante
Inscrição : 30/06/2008 Nº de Mensagens : 18904 País : Humor : bom por norma Rainha do mês :
| Assunto: Re: velhoses de abobora Sex 19 Dez - 10:05 | |
| | |
|
| |
aluisa super estrela
Inscrição : 21/01/2008 Nº de Mensagens : 454 País : Emprego/lazer : Escrituraria Humor : Todos os dia um novo lol
| Assunto: Re: velhoses de abobora Sex 19 Dez - 10:17 | |
| Simplesmente adoro | |
|
| |
moreira74 caloiro
Inscrição : 19/12/2008 Nº de Mensagens : 11
| Assunto: Re: velhoses de abobora Dom 21 Dez - 12:10 | |
| sao mto boas estas velhoses, entao e senao tivermos fermento de padeiro que tipo de fermento podemos usar??bom natal a todos :bella: | |
|
| |
lana caloiro
| Assunto: Re: velhoses de abobora Dom 21 Dez - 18:17 | |
| Não há problema...se não tiveres fermento de padeiro, existe
o fermipan , que é um fermento sêco em saquetas , eu sei que aí também há é o fermento que utilizam
quando fazem pão na maquina de pão. Pergunta por aí que alguem te indica.
Moreirinha...não me digas que te está a crescer água na boca só de pensar nos velhoses... :zonzo: :rolling: | |
|
| |
moreira74 caloiro
| Assunto: Re: velhoses de abobora Dom 21 Dez - 21:36 | |
| pois lana crexe agua na boca mesmo nao vejo a hora de as fazer como deve ser sem fikarem duras :zonzo: como me acontece as vezes hei-de acertar alguma vez , vale a pena porke essas velhoses valem a pena ja as provei antes e adorei e quem as fez sabia o que tava a fazer converteu-me porke elas fikam mais deliciosas a medida ke os dias vao passando, e em caso de nao me ter apresentado as restantes meninas eu sou a moreira74, tou em inglaterra e gosto muito discutir temas sobre o nosso pais, seja receitas oh novidades entre outros temas, e um prazer puder dividir estas coisas com voces todas e umas boas festas | |
|
| |
lana caloiro
| Assunto: Re: velhoses de abobora Seg 22 Dez - 1:25 | |
| Va linda...eu sei que te estás a babar pelos meus velhose...contenta-te com o pensamento! Mas olha... faz a tua apresentação no topico de apresentaçoes , no principio de forum , tu sabes onde. Aí ficamos a saber mais um pouquinho, claro que não vais falar do cão, do gato, ou do piriquito!!! Bem estou a brincar...tristezas não pagam dívidas! E os velhoses não ficam duras se vires que a massa está a despegar bem da colher se ser em fio. Se precisares de acrescentar maqis água usas a agua com que cozeste a abobora. jocas... | |
|
| |
moreira74 caloiro
| Assunto: velhoses Ter 23 Dez - 10:04 | |
| ola, yupiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii fiz as velhoses e ficaram optimas, primeira vez que as fiz e ficaram mesmo perfeitas, antes era sempre mal sucedida com as velhoses ficavam sempre duras mas desta vez segui o concelho como deve ser e resultou, tinha de as fazer porque um natal sem velhoses e como um jardim sem flores so que em vez de abobora usei cenouras, esta receita e mto boa obrigada lana por dividires esta receita com a gente :joker: , bem tenho de ir porque tou mto ocupadita a preparar a mesa de natal , jinhos a todas e boas festas. ah e lana e ja na me tou a babar jinhos | |
|
| |
rya Membro Diamante
Inscrição : 08/01/2008 Nº de Mensagens : 12624 País :
| Assunto: Re: velhoses de abobora Ter 23 Dez - 10:16 | |
| moreira tira uma fotinha, antes que o pessoal aí de casa as coma todas, para nós nos babarmos | |
|
| |
moreira74 caloiro
| Assunto: bom natal Qua 24 Dez - 14:12 | |
| Rya Lol eu ja tinha pensado nisso por acaso um feliz natal para ti rya vamos ver se nao nos babamos muito :flores: | |
|
| |
nikita Membro Diamante
Inscrição : 10/01/2008 Nº de Mensagens : 5101 País : Humor : Normalmente em alta! Rainha do mês : Coz. do mês :
| Assunto: Re: velhoses de abobora Qua 31 Dez - 9:30 | |
| Adoror estas velhoses, hoje também vou fazer, mas aqui não pomos fermento... e ficam deliciosas na mesma! convem sempre deixar escorrer muito bem a abobora, para ficarem mais fofinhos. | |
|
| |
mariasemsaida caloiro
Inscrição : 29/12/2012 Nº de Mensagens : 1 País :
| Assunto: Re: velhoses de abobora Sáb 29 Dez - 12:32 | |
| Reanimo este tópico para perguntar se alguma menina faz velhoses sem OVOS!
A minha mãe faz uns velhoses maravilhosos, que eu consegui recriar com sucesso este ano mas eu tinha curiosidade em verificar a receita original (que ela não tem, porque faz de cabeça como a minha avó fazia!).
Nós usamos abóbora cozida com sal (e casca de laranja), canela em pó, um calice de vinho do porto e farinha (usei farinha com fermento). Amassamos até ter a consistencia suficiente para se moldarem bolos com duas colheres, como os pasteis de bacalhau. Fritamos em oleo abundante e escorremos em papel absorvente. Ainda quentes, envolvemos em açucar.
Conhecem? :) | |
|
| |
doçuras.come Membro d'Ouro
Inscrição : 29/05/2011 Nº de Mensagens : 2262 País : Emprego/lazer : faço doçuras para se comer Humor : sp alegre, há melhor coisa que a vida? Rainha do mês :
| Assunto: Re: velhoses de abobora Sáb 29 Dez - 18:12 | |
| Olá Maria, eu também faço assim as minhas, só não adiciono ingredientes a cozedura da abóbora, cozo-a simples. E acrescento 1 ou 2 gemas ao preparado. De resto é da mesma maneira, receita não possuo é tudo a olho tb E aqui no Norte são conhecidas por Bilharacos!! | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: velhoses de abobora | |
| |
|
| |
| velhoses de abobora | |
|