nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher
 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistrarRegistrar  EntrarEntrar  

 

 Crise obriga pais a cortar despesas com os filhos

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
moranguita
Membro Diamante
Membro Diamante
moranguita


Feminino
Aquário Búfalo
Inscrição : 30/06/2008
Nº de Mensagens : 18904
País : Crise obriga pais a cortar despesas com os filhos Por10
Humor : bom por norma
Rainha do mês : Crise obriga pais a cortar despesas com os filhos 23686410 Crise obriga pais a cortar despesas com os filhos 23686410 Crise obriga pais a cortar despesas com os filhos 23686410 Crise obriga pais a cortar despesas com os filhos 23686410 Crise obriga pais a cortar despesas com os filhos 23686410

Crise obriga pais a cortar despesas com os filhos Empty
MensagemAssunto: Crise obriga pais a cortar despesas com os filhos   Crise obriga pais a cortar despesas com os filhos EmptyQui 5 Fev - 9:45

As famílias começam a cortar nas actividades extracurriculares das crianças, afectando as explicações, o Inglês e a Música. Estas são as indicações recolhidas pelo JN junto de várias instituições das grandes cidades e suas periferias.

A crise instalou-se na classe média e afectou a Educação, vivendo as suas instituições o desafio de a combater. "Opta-se pela não actualização de preços, por descontos a alunos mais antigos, pela redução do número de horas diárias dadas pelos docentes", ilustra Ivone Rocha, directora do centro de explicações do Porto "Letras e Algarismos". Ainda assim, revela a responsável, "há desistências e muito menos inscrições por manifesta incapacidade financeira". Na periferia, em Valongo, o "Sabe Tudo" recebeu "menos alunos depois do Natal, em comparação com o ano passado". As razões são as mesmas, ainda que se opte, igualmente, por facilitar a vida dos pais. "Não se faz actualização de preços", revelou uma das sócias.

Mais para sul, em S. João do Estoril, perto de Lisboa, o centro de explicações "Pronto-a-Estudar" tem menos alunos este ano, apesar de a inscrição ser gratuita e de quase não terem aumentado as mensalidades. "As pessoas pensam muito bem na modalidade que escolhem porque isso faz diferença nos gastos mensais", admitiu uma funcionária.

Prescinde-se do Inglês e da Música

A crise é igualmente sentida em instituições de ensino de grande dimensão, habitualmente frequentadas pela classe média. "Se os pais pedirem para pagar um bocadinho mais tarde, aceita-se; se os alunos mais antigos se inscreverem mais cedo, têm desconto. E pondera-se, cada vez mais, discutir com o banco a possibilidade de os clientes poderem contrair um empréstimo para pagarem as propinas", avançou Sofia Leitão, membro Instituto Britsh Council.

Aquela responsável defende que "os pais sabem a importância da língua inglesa no futuro dos filhos, fazendo o esforço de proporcionarem a sua aprendizagem".

A ginástica é igualmente sentida nas escolas mais pequenas, como a "Know-how", em Lisboa. A directora, Maria João Lopo de Carvalho, nota "uma grande retracção e quebra" nos cursos intensivos que habitualmente organiza para as férias e pausas lectivas e admite que os pais estão a optar por alternativas sem custos, como deixar os filhos nos avós.

Relativamente à música, uma das actividades extracurriculares mais procuradas nos últimos anos, também são sentidas algumas dificuldades, especialmente na periferia. Que o diga Rita Nunes, directora da Escola "Dó Ré Mi", em Valongo, onde "os pais vão sempre procurando aulas que não os façam gastar muito dinheiro". "Convencem os filhos a aprender guitarra porque poderão mais tarde comprar-lhe uma e tentam dissuadi-los, por exemplo, de piano". Por outro lado, "no caso de irmãos, verifica-se que um acaba por desistir ou nem sequer inscrever-se".

Rita Nunes garante que a crise está a afectar profundamente a classe média. "São pessoas que tinham uma vida estável, que contraíram despesas com base numa promessa de estabilidade e que, de repente, vêem-se a braços com bastantes dificuldades", explica.

Já na Escola de Música da Foz, no Porto, não se verificam problemas desses. "Estamos ao lado dos grandes colégios privados. A classe A não sofre com a crise", justifica o director Moz Barbosa.

Desistem por falta de dinheiro

Actividades como a dança ou o futebol também estão a perder procura. Alexandre Silva, director desportivo da "Mr Foot", uma escola de futebol para crianças em Almada, diz que este ano teve "um decréscimo de 20 a 25%".

No distrito do Porto, as escolas de dança passam pelo mesmo. Na cidade, na Academia de Dança Joana Reis "verificam-se algumas desistências por falta de dinheiro, embora as pessoas não assumam isso imediatamente", conta um dos funcionários. Na periferia, na Escola de Dança de Ermesinde, por exemplo, "as famílias começam a queixar-se e a ponderar muito", confessa a directora Edite Santos.
Ir para o topo Ir para baixo
http://docesdamoranguita.blogspot.com
pintarola
Membro Diamante
Membro Diamante
pintarola


Feminino
Libra Búfalo
Inscrição : 09/01/2008
Nº de Mensagens : 7595
País : Crise obriga pais a cortar despesas com os filhos 176010
Emprego/lazer : não faço nada!!
Humor : excelente
Rainha do mês : Crise obriga pais a cortar despesas com os filhos 23686410
Art.do mês : Crise obriga pais a cortar despesas com os filhos 18994310Crise obriga pais a cortar despesas com os filhos 18994310Crise obriga pais a cortar despesas com os filhos 18994310

Crise obriga pais a cortar despesas com os filhos Empty
MensagemAssunto: Re: Crise obriga pais a cortar despesas com os filhos   Crise obriga pais a cortar despesas com os filhos EmptyQui 5 Fev - 14:15

A crise é por todo o lado,mas tb muita gente aproveita-se da situaçao
Ir para o topo Ir para baixo
rya
Membro Diamante
Membro Diamante
rya


Feminino
Peixes Rato
Inscrição : 08/01/2008
Nº de Mensagens : 12624
País : Crise obriga pais a cortar despesas com os filhos Por10

Crise obriga pais a cortar despesas com os filhos Empty
MensagemAssunto: Re: Crise obriga pais a cortar despesas com os filhos   Crise obriga pais a cortar despesas com os filhos EmptyQui 5 Fev - 14:47

quando se corta na educaçao da juventude
estamos muito mal
Ir para o topo Ir para baixo
https://nosmulheres.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado





Crise obriga pais a cortar despesas com os filhos Empty
MensagemAssunto: Re: Crise obriga pais a cortar despesas com os filhos   Crise obriga pais a cortar despesas com os filhos Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Crise obriga pais a cortar despesas com os filhos
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Cartão do Cidadão obriga portugueses a votar no concelho ond
» Bem mais grave do que a crise que o país atravessa!!!
» maquina para cortar massa
» Insultos à mãe no funeral dos filhos
» Seguros de saúde não cobrem despesas da pandemia

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
nosmulheres :: Temas em geral :: Banca dos jornais-
Ir para: