| sementes de linhaça... | |
|
+5issis Hello Kitty phi Belinda ana_lucya 9 participantes |
|
Autor | Mensagem |
---|
ana_lucya Membro d'Ouro
Inscrição : 09/01/2008 Nº de Mensagens : 1242 País : Emprego/lazer : cozinheiro Humor : variavel
| Assunto: sementes de linhaça... Qui 10 Set - 8:49 | |
| encontrei este artigo e como gosto muito de usar sementes de linhaça em pao ou iogurtes achei interessante...
Os benefícios da Semente de Linhaça
É considerada como um alimento funcional, ou seja, que contém, além dos seus nutrientes básicos (carbohidratos, proteínas, gorduras e fibras), elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças pois o seu uso contínuo pode proporcionar aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular. Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos gordos poliinsaturados (Ômega 3 e Ômega 6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ômega 3 existente na natureza. Os investigadores do INSTITUTO CIENTÍFICO PARA ESTADO DA LINHAÇA DO CANADÁ e dos Estados Unidos, têm enfocado a sua atenção no rol desta semente na prevenção e cura de numerosas doenças degenerativas. Muitos estudos estão a ser desenvolvidos para confirmar os benefícios do consumo regular da semente de linhaça. Alguns desses estudos afirmam que a linhaça poderia ajudar a baixar os níveis de colesterol, pois é rica em fibras solúveis. Também está a ser estudada outras funções e tem benefícios como: -- Rejuvenescedor -- Baixa de peso -- Auxilia no combate a anemia -- Auxilia no combate ao cancro: da mama, da próstata, do colon, do pulmão, etc... -- Auxiliar no combate à acne. -- Auxiliar no equilíbrio hormonal, amenizando distúrbios causados pela TPM e menopausa; -- Auxiliar na diminuição do risco de aterosclerose; -- Auxiliar no controle de Diabetes - da glicemia. O consumo regular de linhaça favorece o controlo dos níveis de açúcar no sangue. -- Vitalidade Física -- Sistema Digestivo -- Sistema Nervoso -- Doenças Inflamatórias --Retenção de Líquidos -- Sistema Imunológico -- Sistema Cardiovascular -- Funcionamento Intestinal -- Para o auxílio na redução de colesterol mau, dos sintomas de TPM, menopausa -- Para combater a obesidade -- Condições da Pele e do Cabelo Composição nutricional de 15 g da Semente de Linhaça: Valor calórico 43 Kcal Carboidratos 1 g Proteínas 2 g Gorduras totais 3 g Gorduras Saturadas 0 g Gorduras Trans 0 g Fibra alimentar 3 g Ômega-3 58% Ômega-6 16 % Sódio 7,8 mg Além disso, é a maior fonte alimentar de lignanas, compostos fitoquímicos parecidos com o estrogénio, que teriam propriedades anticancerígenas, principalmente em relação ao cancro da mama e cólon. Ainda contém vitaminas B1, B2, C, E e Caroteno e minerais como ferro, zinco, alguma quantidade de potássio, magnésio, fósforo e cálcio.
A semente de linhaça moída trás mais benefícios nutricionais que a semente inteira, que possui uma casca dura, difícil de digerir. Portanto, uma forma fácil partir as sementes é passá-la num processador ou liquidificador, para que não vire pó. Depois, guarde-a num frigorifico, e deixe longe da luz. Desta forma, a utilização será ainda melhor. As sementes podem ser utilizadas em iogurtes, saladas, sumos, vitaminas, misturada aos cereais, massas de pães e bolos e em todos os outros alimentos. Também pode substituir o óleo ou gordura utilizada numa receita. Por exemplo, se uma receita pedir 1/3 xícara (chá) de óleo, use 1 colher (sopa) de semente de linhaça moída, em substituição.
Vitalidade Física: Um dos mais notáveis indicativos de melhora devido ao consumo de linhaça é o incremento progressivo na vitalidade e na energia. A linhaça aumenta o coeficiente metabólico e a eficácia na produção de energia celular. Os músculos recuperam-se da fadiga do exercício.
Baixa de Peso: A linhaça moída é excelente para baixa de peso, pois elimina o colesterol de forma rápida . Ajuda a controlar a obesidade e a sensação desnecessária de apetite, por conter grandes quantidades de fibra dietética, tem cinco vezes mais fibra que a aveia.
Combate ao Cancro: de mama, de próstata, de colon, de pulmão, etc... A semente de linhaça contém 27 componentes anti-cancerígenos , um deles é ; a LIGNINA. A semente de linhaça contém 100 vezes mais Lignina que os melhores grãos integrais.Nenhum outro vegetal conhecido até agora iguala essas propriedades. Protege e evita a formação de tumores.
Condições da Pele e do Cabelo: Com o consumo regular de sementes de linhaça notará como a pele volta-se mais suave . É útil para a pele seca e pele sensível aos raios do sol. É ideal para problemas na pele , tais como: psoríase e eczema . Recomenda-se também como máscara facial para uma limpeza profunda do cútis. Ajuda na eliminação do pano branco, manchas, acne, espinhas, etc.
Sistema Digestivo: Ideal para prisão de ventre, acidez estomacal. Lubrifica e regenera a flora intestinal. Expulsa os gases gástricos. É um laxante por excelência. Previne os divertículos nas paredes do intestino. Elimina toxinas e contaminadores.
Sistema Nervoso: É um tratamento para a pressão. As pessoas que consomem linhaça sentem uma grande diminuição da tensão nervosa e uma sensação de calma. Ideal para pessoas que trabalham sob pressão. Melhoras funções mentais dos anciãos , melhora os problemas de conduta. A linhaça é uma dose de energia para teu cérebro, porque contém os nutrientes que reduzem mais neurotransmissores.
Doenças Inflamatórias: O consumo de linhaça diminui as condições inflamatórias de todo tipo. Refere-se a todas aquelas doenças terminadas em "ITE", tais como: gastrite, hepatite , artrite, colite, amidalite, meningite , etc.
Retenção de Líquidos: O consumo regular de linhaça, ajuda aos rins a excretar água e sódio. A retenção de água (Edema) acompanha sempre à inflamação de tornozelos, alguma forma de obesidade, síndrome pré-menstrual, todas as etapas do cancro e as doenças cardiovasculares. Sistema Imunológico: A linhaça alivia alergias, é efetiva para o LUPUS. A semente de linhaça por conter os azeites essenciais Omega 3, 6, 9 e um grande conteúdo de nutrientes que requeremos constantemente, faz com que nosso organismo fique menos doente, por oferecer uma grande resistência às doenças.
Sistema Cardiovascular: É bom para a arteriosclerose, elimina o colesterol aderido nas artérias, esclerose múltipla, trombose coronária, arritmia cardíaca. É excelente para regular o colesterol mau. O uso regular de linhaça diminui o risco de padecer de doenças cardiovasculares. Uma das características UNICAS da linhaça é que contém uma substância chamada taglandina, a qual regula a pressão do sangue e a função arterial e exerce um importante papel no metabolismo de cálcio e energia. O Dr. J H. Vane, ganhou o prémio Nobel de medicina em 1962 por descobrir o metabolismo dos azeites essenciais Omega 3 e 6 na prevenção de problemas cardíacos. Uma outra forma de conseguir os benefícios da linhaça é consumir o óleo de linhaça, que é extraído da semente inteira, usando métodos de extração desenvolvidos especialmente para este fim (a frio). O produto obtido é engarrafado (para ser usado em saladas ou pratos frios) ou colocado em cápsulas gelatinosas, sendo utilizado como suplementação de ômega-3.
Para o auxílio na redução de colesterol mau, dos sintomas de TPM, menopausa: Consuma diariamente 1 colher (sopa) de semente de linhaça preferencialmente triturada sobre os alimentos. Evite que as sementes passem por processos térmicos de aquecimento para que a sua gordura boa não oxide.
Para combater a obesidade: Duas colheres de sopa de linhaça trituradas no liquidificador. Coloca-se água ou sumo natural para adoçar. Todos os dias; tomados em intervalos durante o dia na média de 4x ao dia; essas duas colheres.
Modo de Usar na maioria dos casos: Duas colheres de sopa por dia, batidas no liquidificador, mistura-se num copo de sumo de fruta, ou sobre a fruta. Podem tomar pessoas de todas as idades (crianças, adolescentes e anciãos). Inclusive mulheres grávidas. | |
|
| |
Belinda Admin
Inscrição : 10/01/2008 Nº de Mensagens : 11644 País : Humor : Sempre bem disposta Coz. do mês :
| Assunto: Re: sementes de linhaça... Qui 10 Set - 9:06 | |
| | |
|
| |
phi moderador
Inscrição : 14/11/2008 Nº de Mensagens : 13325 País : Humor : variável Rainha do mês :
| Assunto: Re: sementes de linhaça... Qui 10 Set - 10:23 | |
| eu tb uso semente de linhaça todos os dias
depois de moídas coloco dentro dum frasco e guardo no frigorífico
todos os dias junto uma colher de sopa no leite
experimentem | |
|
| |
Hello Kitty Admin
Inscrição : 14/01/2008 Nº de Mensagens : 14458 País : Humor : A minha familia é a minha realização pessoal Rainha do mês :
| Assunto: Re: sementes de linhaça... Qui 10 Set - 10:37 | |
| Eu nao uso, mas acho que vou experimentar. Phi, vou experimentar essa | |
|
| |
issis Membro Diamante
Inscrição : 10/01/2008 Nº de Mensagens : 9416 País :
| Assunto: Re: sementes de linhaça... Qui 10 Set - 10:53 | |
| Também é excelente quando adicionada aos iogurtes, um excelente auxiliar dos intestinos... | |
|
| |
Hello Kitty Admin
Inscrição : 14/01/2008 Nº de Mensagens : 14458 País : Humor : A minha familia é a minha realização pessoal Rainha do mês :
| Assunto: Re: sementes de linhaça... Qui 10 Set - 10:54 | |
| - issis escreveu:
- Também é excelente quando adicionada aos iogurtes, um excelente auxiliar dos intestinos...
e os meus bem que precisam | |
|
| |
moranguita Membro Diamante
Inscrição : 30/06/2008 Nº de Mensagens : 18904 País : Humor : bom por norma Rainha do mês :
| Assunto: Re: sementes de linhaça... Qui 10 Set - 23:02 | |
| vou ver se encontro tambem | |
|
| |
tuxa Membro d'Ouro
Inscrição : 12/01/2008 Nº de Mensagens : 1074 País :
| Assunto: Re: sementes de linhaça... Sex 11 Set - 0:04 | |
| a minha filha come todos os dias como disse a phi.... | |
|
| |
Salgadinha Membro Diamante
Inscrição : 02/09/2008 Nº de Mensagens : 7547 País :
| Assunto: Re: sementes de linhaça... Sex 11 Set - 9:13 | |
| Nõa fazia a minima ideia destas informações!
Ainda por cima aplica-se a todas as minhas maleitas, como a malvada retenção de liquidos, stresseira e sei lá k mais.
Hoje preciso ir ao Celeiro buscar equinácea k agora tomo p/ tentar prevenir a minha gripita anual (ainda + agora, né?), e vou investigar. Então e não sabe mal? | |
|
| |
phi moderador
Inscrição : 14/11/2008 Nº de Mensagens : 13325 País : Humor : variável Rainha do mês :
| Assunto: Re: sementes de linhaça... Sex 11 Set - 11:27 | |
| - Salgadinha escreveu:
- Nõa fazia a minima ideia destas informações!
Ainda por cima aplica-se a todas as minhas maleitas, como a malvada retenção de liquidos, stresseira e sei lá k mais.
Hoje preciso ir ao Celeiro buscar equinácea k agora tomo p/ tentar prevenir a minha gripita anual (ainda + agora, né?), e vou investigar. Então e não sabe mal? podes estar descansada que não sabe mal nem se nota compras no celeiro tens que moer e guardar o frigorifico | |
|
| |
| Assunto: Re: sementes de linhaça... Sex 11 Set - 11:30 | |
| Thanks, fixola! | |
|
| |
| Assunto: Re: sementes de linhaça... Sex 11 Set - 13:38 | |
| Já cá cantam as linhaças.
E acabei por não trazer o k me lá levou, a equinacea, ela disse-me p/ agora parar +- 3 semanas, pork já tomei desde o inicio de Agosto - ainda apanhava 1 overdose da dita cuja . | |
|
| |
phi moderador
| Assunto: Re: sementes de linhaça... Sex 11 Set - 13:42 | |
| | |
|
| |
| Assunto: Re: sementes de linhaça... Sex 11 Set - 13:53 | |
| Dizem k serve p/ prevenir estados gripais, sobretudo quando são afectadaas as vias respiratórias, e como eu do pescoço p/ cima avario toda no Inverno...(do pescoço p/ baixo é todo o ano )decidi experimentar. Foi apontado como sendo eficaz, se possivel for, na prevenção dos vários tipos de gripe. .Resumindo, reforça as tuas defesas p/ o Inverno, e até é isto mesmo k diz o fraskinho. Li em vários sitios k há muito boa gente k toma e se viu livre das simples constipações até, e como é inofensiva até mesmo p/ asa crianças... | |
|
| |
| Assunto: Re: sementes de linhaça... Sex 11 Set - 13:55 | |
| Mas pork é k fico ? dá pica? É k há anos atrás tomava guaraná e passava , na boa, noites seguidas sem dormir - também tomava dose industrial e tava na casa dos vintes... | |
|
| |
issis Membro Diamante
| Assunto: Re: sementes de linhaça... Sex 11 Set - 13:56 | |
| | |
|
| |
phi moderador
| Assunto: Re: sementes de linhaça... Sex 11 Set - 13:56 | |
| Gracias, pelo esclarecimento Vou anotar Tenho a mania dos medicamentos naturais É raro constipar-me ou engripar Mas como vêm aí a tipo A | |
|
| |
issis Membro Diamante
| Assunto: Re: sementes de linhaça... Sex 11 Set - 13:59 | |
| | |
|
| |
| Assunto: Re: sementes de linhaça... Sex 11 Set - 14:03 | |
| | |
|
| |
phi moderador
| Assunto: Re: sementes de linhaça... Sex 11 Set - 14:05 | |
| - Salgadinha escreveu:
- Mas pork é k fico ?
dá pica?
É k há anos atrás tomava guaraná e passava , na boa, noites seguidas sem dormir - também tomava dose industrial e tava na casa dos vintes... estava a brincar vais sentir-te mais calma. mais serena eu pelo menos sentir depois com a habituação os sintomas ficam diluídos já tomo há mais de 6 meses em todos os peq. Almoços agora fisicamente não noto nada guaraná tira o sono é mesmo para dar pica Mas tb é muito bom Deixei de tomar precisamente porque por natureza sou acelerada e com o guaraná ainda pior, ninguém me parava | |
|
| |
| Assunto: Re: sementes de linhaça... Sex 11 Set - 14:15 | |
| | |
|
| |
phi moderador
| |
| |
| Assunto: Re: sementes de linhaça... Sex 11 Set - 14:23 | |
| Hummmmm...vou experimentar no fs. Se tardar a parecer aki, é pork apanhei 1 moca de linhaça (deve ser a 1ª no Universo!) e ainda tou a dormir. :sleep: | |
|
| |
phi moderador
| Assunto: Re: sementes de linhaça... Sex 11 Set - 14:41 | |
| 2ª. feira kero o relatório da experiência
Salgadinha/linhaça | |
|
| |
poly super estrela
Inscrição : 21/01/2009 Nº de Mensagens : 752 País : Humor : Bom
| Assunto: Re: sementes de linhaça... Ter 15 Set - 15:35 | |
| Já experimentei a linhaça durante 2 meses, não notei diferença nenhuma, aliás acho que ainda tinha mais apetite, mas a álgumas pessoas com problemas de intestinos ajuda. | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: sementes de linhaça... | |
| |
|
| |
| sementes de linhaça... | |
|