É tradição cá em casa fazer sempre broas doces na véspera do Dia dos Santos e no Natal.
A receita é a olho, mas é mais ou menos isto:
6 ovos grandes
1 kg de farinha com fermento
1 kg de abóbora menina
1 kg de batata
0.800 kg de açucar
frutos secos e/ou cristalizados (usei passas de uva, passas de figo, nozes e amendoa palitada)
uma pitada de erva doce (opcional)
uma colher de chá de fermento royal (pode-se usar um pouco de fermento de padeiro, ficam mais fofinhas)
Descasca-se a abóbra e pesa-se. Coze-se e deixa-se escorrer muito bem.
Cozem-se as batatas e escorrem-se.
Num alguidar grande (usei a gamela de madeira que a minha mãe usa para amassar a broa) dispõe-se a farinha e o fermento. Acrescenta-se a abóbora e mexe-se bem à mão. passa.se a batata no pase-vite e acrescenta-se ao preparado. Partem-se os ovos um a um e envolvem-se bem na massa. Acrescenta-se a erva doce, o açucar e os futos secos previamente cortados em pedaços pequeninos.
Tapa-se a massa com um pano e deixa-se repousar.
Pôe-se farinha num prato, para ir polvilhando as mãos com ela. Com as mãos enfarinhadas fazem-se bolinhas que se dispôem num tabuleiro polvilhado de farinha e vai ao forno a cozer. Nós cozemos no forno de lenha, é muito mais rapido e ficam mais bonitas.
Esta receita dá muitas broinhas, nós fizemos esta quantidade e deu para mim, para a minha mãe e para a minha cunhada, umas 35 broinhas a cada uma... entretanto congelei-as e vou tirando à medida que e necessário.