Ora aqui está os meus hamburgers de soja, receita tirada do blog Cozinha das Cores, muito bons mesmo, adorei e é uma boa alternativa a carne, acompanhei com cogumelos frescos salteados e azeite e alho.
Fiz copy past da receita retirada do blog, espero que ela não se ofenda, mas fiz tudo como ela diz, e são maravilhosos.
Usei a Actify para os fritar só com um pouco de azeite a untar, ao fim de uns 15 minutos virei-os e ficaram uma maravilha
2 cháv. de granulado de soja
4 cháv. de água
4 c. de sopa de molho de soja
sumo de limão
3 cenouras médias cozidas
2 cebolas
azeite
4 dentes de alho
salsa
coentros
cebolinho (ou rama de aipo...era o que tinha na horta)
sal marinho integral
gengibre em pó
noz moscada
2 ovos
pão ralado (usei a minha mistura caseira para legumes no forno)
1 cubo de caldo de legumes
Deitar a soja num tacho com a água e o cubo de caldo de legumes e deixar cozer cerca de 10 min. Deitar a soja num passador de rede e escorrer o máximo de água possível. Temperar a soja com o molho de soja e o sumo de limão misturando bem.Triturar as cenouras cozidas reduzindo-as a puré e misturar com a soja.
Fazer um refogado com as cebolas picadas e o azeite, acrescentar a mistura de soja, os alhos picados, a noz moscada e o gengibre e deixar cozinhar por alguns minutos mexendo de vez em quando. Juntar a salsa, os coentros e a rama de aipo (ou cebolinho) picados e as gemas de ovo e deixar mais 2 min. o lume aceso, mexendo bem para estas cozerem.
Deixar arrefecer a mistura e depois adicionar um pouco de pão ralado (usei a minha mistura) para tornar a mistura mais consistente. Levar ao frigorífico ou alguns minutos ao congelador. De seguida moldar os hamburgueres coma as mãos , pincelar com clara de ovo e envolver ligeiramente no pão ralado. Grelhar numa frigideira anti-aderente untada com azeite em lume brando até alourarem.
Desta vez acompanhei com arroz integral e salada fria de grão, pimento vermelho, cebola, curgete ralada, azeitona e ovo cozido picado temperados com azeite, sal , vinagre de maçã e salsa.
A minha mistura "enriquecida" para panados que substitui o pão ralado:
1/2 cháv. de levedura de cerveja
2 cháv. de farinha de trigo integral
1 c. de sopa de sal marinho integral
1 c. de sopa de alho em pó
1 cháv. de sêmola de milho
ervas aromáticas secas
Misturo tudo e guardo num frasco